5 dicas para motivar a sua equipe

Liderar uma equipe de trabalho não é tarefa fácil. Cada indivíduo possui características diferentes, e no final das contas, você deve lidar com todas essas características para conduzi-los ao objetivo pretendido, da maneira mais eficiente possível.

Para te ajudar, existem diversos estudos que falam às quais questões você deve estar atento para manter sua equipe motivada. E aqui mostraremos 5 principais delas. Acompanhe:

 

1 — Defina metas claras e reais

Para conduzir você deve deixar claro a sua equipe aonde você quer chegar, mostrando como essas metas vão contribuir para o bom andamento do trabalho e para atingir os resultados pretendidos pela empresa. Dessa forma, você mostra ao seu colaborador como ele é importante no desenvolvimento do negócio, dando a ele uma sensação de pertencimento e responsabilidade com a função desempenhada.

 

2 — Ofereça benefícios como forma de motivação

Uma forma de oferecer benefícios aos seus colaboradores é por meio de parcerias. Dessa forma, você pode entrar em contato com outras empresas e negociar descontos em academias, restaurantes, cursos e outras áreas que sejam de interesse da sua equipe. Além disso, você pode oferecer benefícios em forma de abonos salariais ou até mesmo dias de folga para aqueles que estejam cumprindo as metas – aqui é importante deixar claro que as metas precisam ser reais e possíveis de serem atingidas. Metas impossíveis geram frustração e desmotivam sua equipe.

 

3 — Sempre dê um feedback dos trabalhos realizados

Mostrar os resultados do trabalho à equipe sempre é benéfico, mesmo que esses resultados sejam negativos. Dessa forma, além de motivar com elogios e apresentação de resultados positivos, você também pode corrigir possíveis falhas que estejam atrapalhando os resultados. Esse feedback deve tanto ser dado individualmente quanto em grupo.

 

4 — Seja inspirador

Não adianta nada você orientar alguma tarefa ou atitude que você não pratica. As pessoas se guiam, principalmente, pelo exemplo. Dessa maneira, você inspira a sua equipe a seguir os seus passos, pois, eles terão maior confiança no que você diz.

 

5 — Comemore as vitórias

Isso não significa que você deva fazer grandes festas sempre que uma meta é atingida, mas que você deve compartilhar com os seus colaboradores as alegrias de um trabalho bem feito. Geralmente, a comemoração deve ser proporcional a meta atingida, dessa forma, em um grande projeto concluído, dar uma festa de comemoração é um ótimo motivador. Em pequenas metas, oferecer reconhecimento por meio de brindes e benefícios também ajuda a deixar a sua equipe mais satisfeita e produtiva.

 

Tem outras dicas motivadoras que ache importante citar? Deixe nos comentários e ajude a tornar o nosso conteúdo ainda mais completo. Não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso texto. Até a próxima!

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP