O que mudou no modo de fazer propaganda hoje?

Logo no início do século XX o jornal era basicamente o único meio para anunciar produtos e serviços, o que era eficiente para sua época. Porém, também no início do século XX, houve o surgimento do rádio, um veículo mais eficiente e que era capaz de atingir um número maior de pessoas e transmitir mensagens com muito mais rapidez.

 

Na época do rádio, essa forma de propaganda ainda era algo tão novo para as pessoas, que elas, sem entender seu funcionamento, associavam, por exemplo, algum programa que elas estavam ouvindo com a propaganda apresentada durante ele, como se o anunciante fosse produtor do programa, também.

 

A próxima fase das mudanças no modo de fazer propaganda foi protagonizada pela televisão. Na época, os comerciais de TV entraram em cena e mudaram a forma de anunciar, para sempre. Quando surgiu, os comerciais de televisão não eram mal vistos. A interrupção da programação não era um incômodo, mas ansiada, pois, essa era a melhor forma de aprender e conhecer sobre aquilo que estava disponível para compra.

 

Já no início dos anos 90 começa a nascer a internet, essa, fenômeno mundial que nem mesmo seus criadores poderiam prever. A partir do momento que o uso da internet se tornou um hábito diário das nações mais desenvolvidas, a indústria da propaganda viu nela uma forma eficiente e personalizada de fazer propaganda em massa.

 

Nessa evolução os anúncios passaram de sites específicos feitos por patrocinadores, dedicado a uma marca apenas, para banners, aplicativos, programas, podcasts, anúncios que te seguem para tudo quanto é lugar, até chegar no ponto que vivemos atualmente. Nos dias de hoje, a propaganda continua muito efetiva na televisão, para um público específico, mas basicamente ela está concentrada e democratizada na internet.

 

A propaganda feita online, pela internet, se baseia principalmente nos seguintes métodos:

 

SEM & SEO — Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO) são peças chave para fazer a publicidade de uma marca atualmente. Geralmente ele é feito por meio de artigos úteis, relacionados ao produto e postados em blogs.

 

PPC – O pagamento por clique é outra forma de propaganda bastante eficiente. Esse tipo de serviço é oferecido pelo Google, por exemplo, que paga aos donos de sites pelos cliques feitos nos anúncios direcionados pelo próprio Google.

 

Marketing de afiliados – Esse tipo de marketing, que é relativamente novo, funciona por meio do estímulo para que pessoas promovam um determinado produto mediante algum benefício, geralmente porcentagem sobre cada venda.

 

Redirecionamento – Aqui, basicamente, são utilizados cookies e dados de pesquisa feitas para que o anuncio siga a pessoa enquanto ela navega na internet. Um exemplo é você procurar por um produto no Google e ao abrir o seu Facebook a propaganda desse mesmo produto começar a ser exibida para você.

 

Como vimos, a evolução da propaganda evolui ao longo do tempo junto com a sociedade e sempre utiliza os meios conforme a popularidade deles na sua época. Tem dúvidas relacionadas ao assunto?

 

Conte para a gente nos comentários que responderemos o mais brevemente possível. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP

O que é marketing Omnichannel?

O marketing Omnichannel é uma estratégia de marketing que vem popularizando-se e cada vez mais sendo utilizada por conta dos seus excelentes resultados. Trata-se de