5 habilidades que todo publicitário deve desenvolver

Não tem jeito! A comunicação, no geral, é para pessoas que gostam de provar as novidades do mundo diariamente. Seja na elaboração e produção de uma peça publicitária ou na edição de peças gráficas, o publicitário precisa estar imerso em muito conteúdo para apresentar soluções e propostas que vão impactar no negócio do cliente e, consequentemente, na forma como ele se mostra para o seu público.

A formação em publicidade e propaganda dura em torno de quatro anos. Entre diversas disciplinas que compõem a grade curricular, algumas habilidades são muito importantes para que o futuro publicitário ou publicitária se destaque dos demais no mercado de trabalho e construa uma carreira sólida e de muito sucesso.

Listamos, então, cinco habilidades que todo publicitário deve procurar desenvolver durante e principalmente após a formação acadêmica. Confira!

1. SEJA CRIATIVO

Criatividade não dá em árvore, e se desse provavelmente seria uma árvore alta e espinhosa. A criatividade é construída diariamente com todo aquele conteúdo que consumimos no nosso dia a dia. E, sério, TUDO É CONTEÚDO! Do meme que visualizamos no Instagram até a 9ª sinfonia de Beethoven. É aquilo que você consome diariamente que vai te definir no mercado. Cultura, economia, memes, marketing e até mesmo política constroem conteúdos e campanhas de tirar o fôlego.

2. ESBANJE AUTENTICIDADE

Não há nada de anormal ser normal, mas autenticidade é quase que um estilo de vida pra muitos publicitários. E não estamos falando só de visual (atenção para os cabelos coloridos e corpos tatuados). Senso crítico e opinião são fundamentais para nos dar posição no mundo. E dentro de uma agência vencem as melhores ideias e, principalmente, quem sabe defendê-las. Então, não tenha medo de ser autêntico e expressar suas opiniões. Claro, sempre com muito respeito e estudo, para embasar tudo que você vai expressar.

3. FIQUE ANTENADO

Outra qualidade que faz muita diferença na hora de se tornar um publicitário é o quanto você está com a antena ligada para captar as mudanças que o mundo passa diariamente. Seja por meio de noticiários ou portais de notícias, até mesmo em perfis de fofoca e revistas científicas, o negócio é estar sempre atento às principais mudanças que ocorrem no nosso dia a dia. De Jornal Nacional a A Fazenda, é sempre bom estar atento às principais mudanças do nosso cotidiano e perceber como essas mudanças vão afetar a maneira como seu cliente ou sua agência se posiciona.

4. ESTUDO CONSTANTE

Essa é uma dica pra qualquer profissão. E dentro da publicidade não é diferente. Tire um tempo para acompanhar as tendências das áreas que você mais curte dentro da publicidade. Busque aprender coisas novas. A internet é repleta de conteúdo gratuito a qualquer hora do dia. Então, busque sempre se qualificar e aprender coisas novas que envolvam a profissão e que vão te ajudar a desenvolver diversas outras habilidades dentro do campo da comunicação. 

5. SEJA UM OBSERVADOR

Se você é do tipo caladão, calma! Observar também é aprender! Se você não se sente seguro com determinado conteúdo ou campanha, observe outras campanhas, outros profissionais, outras agências. Nosso cérebro consegue funcionar de duas formas: de maneira rápida e impulsiva ou de maneira devagar e precisa. E não tem nada de errado parar e organizar as ideias na cabeça. Respire, observe, planeje e VOEEEEEEE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP