A publicidade tem aberto caminho para várias tendências e estratégias. Alinhada ao marketing e a outros setores, a propaganda é uma das formas mais sagazes de persuadir, provocar e chamar a atenção das pessoas para determinado produto ou serviço. Ela se reinventa diariamente para caber e tomar os diversos formatos que a mídia tem a oferecer; e, com planejamento, criatividade e empenho, consegue criar campanhas que ficam marcadas na nossa mente e, muitas vezes, se eternizam.
Mas você sabe quais os tipos de campanhas podem ser criadas por uma agência ou uma empresa de propaganda? Nesse artigo, vamos esclarecer os principais tipos de campanhas que a publicidade pode proporcionar, te ajudando a identificar a melhor estratégia para aplicar no seu negócio ou organização.
Propagandas comerciais – Marcadas principalmente por elementos sedutores, que vão cativar e chamar a atenção do público, as propagandas comerciais utilizam cores marcantes, frases, músicas, artistas e outros elementos memoráveis. Isso porque o principal objetivo dos comerciais é atrair consumidores para a marca e alavancar as vendas.
Propagandas institucionais – O principal papel desse tipo de publicidade é trazer à tona temas relevantes, que irão impactar diretamente na vida do público que irá acompanhá-la. Campanhas de vacinação, discussões éticas, alertas climáticos e epidemiológicos, esses são alguns dos exemplos.
Propagandas governamentais – Também conhecida como propaganda política, a propaganda governamental é realizada pelo governo e suas instituições, a fim de propagar ideias e outras informações à população, como: prestação de contas, divulgação de eventos e campanhas, sustentar a imagem do governo ou conscientizar sobre determinada causa.
Campanha promocional – O ponto principal desse tipo de campanha é o planejamento. Para que a campanha promocional seja bem-sucedida, é necessário entender o público, os gatilhos que serão usados e os meios de comunicação que serão utilizados para que as informações cheguem de maneira clara até o consumidor. Objetivos e metas também devem estar claros para esse tipo de estratégia. A partir deles, você saberá traçar melhor o público, os canais e o orçamento.
Campanhas de lançamento – Estratégias de lançamentos sempre requerem um cuidado redobrado. Assim como nas campanhas promocionais, o planejamento é fundamental para alcançar os resultados desejados. Nas campanhas de lançamento é necessário deixar claros o objetivo do produto e as vantagens dele com relação à concorrência. Deixar em evidência os diferenciais da sua marca e como o produto ou serviço vai solucionar os problemas de seus clientes também ajudam a reforçar a campanha e atingir o público desejado.
Campanhas de sustentação – Aplicada principalmente após campanhas de lançamento, as campanhas de sustentação ajudam a manter a constância e atrair novos públicos para a marca. Ela tem como base a observação da concorrência e se reforça no relacionamento e na experiência que os consumidores tiveram com seu produto.
Campanhas de oportunidade ou sazonais – Esse tipo de estratégia de marketing é muito utilizado por diversos tipos de negócios, para ajudar nas vendas no decorrer do ano. Aproveitar datas comemorativas e feriados, como Natal, Dia das Mães, Páscoa, Black Friday e outros, é uma ótima opção para fortalecer a marca no mercado e garantir novos clientes.
Campanhas sociais e educativas – O objetivo central dessas duas campanhas é a conscientização para assuntos que envolvam e engajem o público para temas como meio ambiente, fome, causas animais e surtos de doenças, sempre usando uma linguagem simples e clara.
Ainda não sabe em que tipo de campanha sua empresa ou organização se encaixa? Entre em contato com a Pop!