A importância dos indicadores (KPIs) para o seu negócio

Você já parou pra pensar o que é importante para o sucesso do seu negócio ou da empresa que você trabalha? O KPIs (Keys Performances Indicators) ou Indicadores-Chave de desempenho servem para você avaliar o que está funcionando ou não na sua gestão.

Eu vejo muitos gestores muito focados no operacional e sem tempo para cuidar das estratégias da operação, das metas, do crescimento e de onde a própria empresa quer chegar. Muitas das vezes ainda sem tempo para medir o andamento de tudo isso. É muito importante termos em mente que o operacional é totalmente treinável desde que você tenha processos definidos e as pessoas certas. Agora, já as estratégias da gestão precisam ser o foco de todo empresário de sucesso.

É através dos KPIs que o empresário vai acompanhar a evolução de todo negócio, evitando perder tempo com uma quantidade absurda de reuniões e relatórios desnecessários, definindo metas chave, acompanhando e ajustando de forma contínua, além de envolver todo o time quando você deixa claro o que importa na sua administração.

Estes indicadores são definidos de acordo com a realidade de cada empresa ou até mesmo por setores, de modo que se tenha uma visão global de desempenho. Eu costumo utilizar para o meu negócio alguns KPIs como: índice de satisfação dos nossos clientes (NPS), engajamento do time, metas de vendas, lucratividade, produtividade do time, dentre algumas outras sazonais.

Vou te dar um outro exemplo. Se você vende um curso online, um dos seus KPIs pode ser a quantidade de leads que são convertidos em matrículas por mês.

Para isso rodar, você precisa primeiro refletir e definir qual é o seu papel no seu negócio, listar o que é importante você medir, envolver a sua equipe, e principalmente ter muita gente boa do seu lado. Se você não arregaçar as mangas e não cuidar disso, quem vai cuidar? “Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”. “Não se gerencia o que não se mede, e não há sucesso no que se não gerencia”.

E ai, gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com quem precisa ler isso! 👊🚀🚀🚀

Luís Gustavo Leão
Co-Founder e Co-CEO da Pop
@luisgustavoleao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP