Alcance orgânico X alcance pago

Nesse artigo vamos abordar um tema que gera bastante dúvida, principalmente para aqueles que lidam com negócios online. Qual é mais eficiente? Alcance pago ou alcance orgânico?

 

Bem, isso depende de diversos fatores e cada uma dessas formas de atingir o seu público possui suas vantagens e desvantagens, conforme a estratégia de marketing e intenção do conteúdo postado, principalmente.

 

Primeiro vamos definir esses dois termos dentro do contexto digital.

 

Alcance Pago

 

É aquele que você paga aos mecanismos de buscas e redes sociais para que o seu conteúdo seja mostrado para um determinado número de pessoas, conforme critérios de público definidos pelo anunciante.

 

Com ele é possível direcionar suas postagens, com isso você melhora as chances do seu conteúdo ser mostrado para as pessoas certas, que realmente importam para o seu negócio. Aumentando assim suas taxas de conversão.

 

Além disso, ele é uma forma rápida de divulgação, você pode pagar para que seu conteúdo seja mostrado pra quantas pessoas quiser em um dia apenas, por exemplo.

 

Contudo, isso tem um preço, e aí está a maior desvantagem desse tipo de anúncio. É preciso traçar uma estratégia para que os custos de divulgação não sejam maiores que os resultados que você espera. Também, apesar de você direcionar as publicações para um público específico, pode ser que essas pessoas não estejam interessadas no seu negócio, por exemplo, dessa forma os números de visualizações seriam apenas números e nada mais.

 

Alcance Orgânico

 

É o que acontece naturalmente, pelo fato do seu conteúdo ser considerado RELEVANTE pelas plataformas que você os está disponibilizando, como Google, Instagram ou Facebook, por exemplo.

 

O alcance orgânico é mais difícil de atingir números consideravelmente grandes, pois, você deverá ter autoridade sobre aquilo que é postado, e isso não acontece da noite para o dia. Apesar de acontecer “naturalmente” o alcance orgânico exige investimento, planejamento e qualidade daquilo que é oferecido. Ou seja, demanda tempo, dedicação e paciência.

 

Logo, os resultados virão a longo prazo. É preciso que haja uma estratégia de marketing muito bem definida, além da adoção de técnicas como SEO e ferramentas que melhorem a visibilidade daquilo que é postado, por exemplo.

 

O alcance orgânico é bastante complexo e citamos o SEO apenas como exemplo, as técnicas, análises e ferramentas que devem ser aplicadas vão muito além dele. Quem consegue atingir seu objetivo apenas com alcance orgânico significa que percorreu um caminho longo e por isso é confiável, porque apresenta conteúdos relevantes.

 

Não existe vilão ou mocinho. A grande sacada é saber usar essas duas opções conforme características do negócio e disponibilidade de recursos. Com dedicação, planejamento e qualidade, mesmo que a longo prazo, o seu conteúdo irá alcançar o seu público organicamente e se necessário promover alguma campanha, investir em algum conteúdo, este apresentará resultado ainda mais surpreendentes.

 

Tem dúvidas sobre o assunto? Ou então acha que pode agregar alguma informação? Deixe nos comentários e vamos interagir para deixar nosso conteúdo ainda mais completo e ajude e útil para outros leitores. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso texto.

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