Pensada para o INDI, a proposta teve como objetivo facilitar a transição do órgão para uma nova sede
Mudar pode ser um desafio, principalmente quando esta mudança não agrada aos principais colaboradores. E quando a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais – INDI, procurou a Pop Comunicação para o desenvolvimento de uma ação em dezembro do ano passado o principal objetivo do INDI era o de comunicar a mudança de sede – da cidade administrativa para a Savassi, no centro de Belo Horizonte -, além de incentivar os funcionários e mostrar os benefícios do deslocamento, uma vez que alguns se mostravam resistentes.
A motivação do INDI em voltar à Savassi deu-se por conta da proximidade com seus principais stakeholderes, como o BDMG, Codemig, Cemig, Fiemg e Sebrae, além de outras empresas do seu ambiente de negócios. Além disso, a nova sede estaria inserida em meio ao maior centro cultural, comercial e turístico de BH.
A ideia inicial da diretoria do INDI era a criação de um informativo e um brinde simples, mas, através das reuniões de brainstorming e planejamento, a estratégia proposta pela Pop foi o desenvolvimento de um material diferente, que chamasse a atenção e fosse capaz de comunicar os benefícios da mudança aos colaboradores ao mesmo tempo em que evidenciava as vantagens de se estar inserido no importante centro de negócios que é a Savassi.
“Mudar sempre é difícil. A gente se habitua aos lugares e quando tem que sair acaba surgindo aquele sentimento: “logo agora que eu já havia me acostumado? ”. Mas mudar também pode ser bom. E esse é o nosso caso. Estamos mudando para uma das melhores regiões de BH. Muito próximo ao Circuito Cultural Praça da Liberdade, a shoppings, bares e teatros. Pensando nisso é que elaboramos esse guia para que vocês conheçam nossa nova casa. Queremos que aproveitem ao máximo os benefícios dessa mudança, que a vivam com intensidade e alegria”.
Nasceu então a campanha “Conheça nossa nova casa”, que teve como principal peça um informativo pensado como um guia de turismo. De um lado, o mapa da região central de Belo Horizonte trazia marcações das principais atrações culturais, comerciais e turísticas, como o Circuito Cultural Praça da Liberdade, parques, restaurantes e centros comerciais. Do outro, informações e curiosidades acerca dos pontos marcados.
Também foi elaborado um “kit mudança”, com brindes pensados para os cerca de setenta funcionários da Agência. O kit continha um porta itens para escritório, uma caderneta, um caderno moleskine, um bloco de anotações, um umidificador e até mesmo uma mochila personalizada. O objetivo principal da campanha foi o de evidenciar alguns dos benefícios da mudança através da localização, facilitando assim a transição para a nova sede.