Como a COVID-19 acelerou a transformação digital nas empresas

A COVID-19 mudou completamente o mundo em poucos meses, fazendo com que diversos aspectos da vida sofressem transformações bruscas.

No mundo dos negócios, essas mudanças foram percebidas pelas empresas, que precisaram rapidamente se adaptarem a nova realidade para sobreviver no mercado.

Todas elas foram forçadas a adequar-se à transformação digital, que passou a ser uma exigência para poder concorrer em um mercado totalmente modificado.

E como foi que a COVID-19 acelerou essa transformação digital nas empresas?

Para saber mais sobre o tema, não deixe de acompanhar esse artigo até o final.

Necessidade do trabalho home office

O trabalho home office ou trabalho remoto tem sido a “bola da vez” entre os assuntos mais falados durante esse período de distanciamento social.

Essa já era uma forma de trabalho conhecida por algumas pessoas e tinha tudo para se desenvolver ao longo do tempo. Porém, a crise da COVID-19 acelerou essa transformação.

Além de forçar as empresas a usufruírem mais da tecnologia pelas empresas, esse período de pandemia também trouxe reflexões sobre a forma de se trabalhar e o papel dos gestores.

Essa necessidade de transformação digital também permitiu que as empresas vissem uma nova oportunidade para reduzir custos e conseguir potencializar os lucros com o home office.

Negócios digitais tornaram-se uma necessidade

Aquelas empresas que ainda não atuavam no mundo digital, ou apenas tinham parte do seu negócio inserido nas mídias digitais, precisaram adaptar-se rapidamente a essa transformação digital.

O comércio eletrônico ou e-commerce foi se desenvolvendo aos poucos e nos últimos anos teve um enorme crescimento. Porém, esse tipo de negócio nunca foi tão importante como agora.

Por conta do isolamento social, os consumidores mudaram seus hábitos e passaram a comprar muito mais pela internet.

A confiabilidade que esse tipo de estrutura passa, permitiu que as empresas continuassem a manter entrada de dinheiro em caixa quando não podiam mais manter as lojas físicas abertas.

O futuro do comércio eletrônico foi antecipado com a transformação digital, ocasionada pelo Coronavírus.

Serviços de pagamento online

Juntamente com o aumento do comércio eletrônico, tornou-se mais importante a atualizações dos serviços de pagamento online com segurança.

As carteiras virtuais e os sistemas de pagamento sem contato, de modo a evitar o contágio, também se tornam essenciais. Cada vez mais as pessoas desejam facilitar o pagamento, sem precisar ir ao banco sacar dinheiro ou andar com o valor em espécie no bolso.

Como você viu, o surgimento do Coronavírus proporcionou uma grande transformação em pouco tempo, acelerando processos que demorariam anos até se tornarem um hábito.

Nosso objetivo foi mostrar a você um pouco da transformação digital que as empresas sofreram devido à pandemia.

Conhecer e aderir a essas mudanças é necessário para que qualquer empreendimento possa sobreviver no mercado.

Ainda possui dúvidas de como adaptar a sua empresa a essa nova realidade? Agende AQUI uma conversa conosco que iremos te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP