Como funciona o algoritmo do Instagram

Entender o algoritmo do Instagram é essencial para criar estratégias mais assertivas e conquistar um público maior e mais qualificado em suas redes. Além disso, você vai conseguir evitar que ele afete negativamente o engajamento alcançado.

Mas como é que funciona esse algoritmo? Por que o engajamento pode cair? E como evitar que isso aconteça?

Para saber tudo sobre o assunto, não deixe de acompanhar esse texto até o final.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram é formado por um sistema que recolhe dados automaticamente por meio de inteligência artificial. É isso que estabelece uma ordem de posicionamento das publicações que são mostradas no feed de cada usuário.

Esse algoritmo baseia-se em sistemas e equações complexas que são desconhecidas do grande público, mas cuja função é melhorar a experiência dos usuários nas redes.

O fato é que o objetivo maior dos algoritmos é descobrir quais são as publicações mais relevantes para cada usuário da rede social, levando em conta critérios diversos, que, entre eles, possuem pesos diferentes.

O importante é sempre conhecer quais são os fatores principais de posicionamentos de publicações no feed dos usuários:

·      Engajamento;

·      Interesse;

·      Quem aquela pessoa segue;

·      Frequência de publicações;

·      Cronologia.

 Por que às vezes o engajamento cai?

Muitas vezes é perceptível que o engajamento nas publicações do seu perfil caiu. Isso pode acontecer porque a plataforma entende que os seus conteúdos não são relevantes para sua audiência e automaticamente deixará de ser exibido para ela.

O fato é que, como há centenas de fatores a serem considerados pelo algoritmo do Instagram, fica difícil saber exatamente qual deles pode ter ocasionado problemas no engajamento das suas publicações.

A melhor coisa a fazer é entender quais são as formas pelas quais você pode “driblar” os algoritmos do Instagram para apresentarem melhores resultados.

Como evitar que isso aconteça?

A partir de agora, vamos mostrar algumas dicas importantíssimas, para evitar que você sofra com os algoritmos do Instagram.

Interaja mais

A melhor forma de conseguir vencer os algoritmos do Instagram é incentivando a interação por parte dos seus seguidores na rede social.

Você deve sempre fazer com que eles participem, comentando, curtindo, salvando e compartilhando as suas publicações, o que irá gerar “pontos” valiosos para o seu perfil.

Faça publicações quando seu público estiver online

Descubra qual é o melhor horário para postar, que é durante o tempo que o seu público está online.

Isso vai aumentar o engajamento nas publicações, já que mais pessoas irão vê-las no feed.

 Sempre interaja com seu público

Quando alguém fizer um comentário nas suas publicações, você deve responder e de preferência de forma rápida.

Isso vai ajudar a manter esses usuários muito mais engajados, e faz com conversas sejam criadas e seu público se sinta mais próximo a você.

Faça uso dos stories com frequência

Os stories são ferramentas poderosas do Instagram, e é por isso mesmo que você deve fazer uso deles sempre que puder.

O melhor é que é possível publicar a qualquer momento esse tipo de conteúdo, já que ele tem um alto potencial para gerar interação.

Opte por stories que você sabe que ajudarão a gerar engajamento, como é o caso das enquetes e dos testes, por exemplo, ou mesmo da caixinha de perguntas, que faz com que as pessoas tenham mais interesse em responder à publicação.

Seguir essas dicas vai melhorar significativamente no crescimento dos números no seu Instagram. Mas lembre-se de que você deve sempre postar conteúdos pertinentes para o seu público e manter a frequência e variação nos formatos de conteúdo, como vídeos no IGTV, Reels, Fotos ou Carrosséis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP