Como funciona uma agência de publicidade

Sua empresa precisa de uma agência de publicidade e você não sabe como funciona? Preparamos um conteúdo esclarecedor para você.

É de responsabilidade das agências: atender, planejar, criar, executar e divulgar uma empresa através de campanhas publicitárias em diversificados canais de mídia, de acordo com os objetivos do cliente.

Para atingir esses objetivos, os profissionais da agência usam e abusam da criatividade em vários formatos, como vídeos, peças gráficas, digitais, out of home e muitos outros.

Quer saber mais? Então vem com a gente!

Você sabe como funciona uma agência de publicidade?

A primeira coisa que iremos esclarecer é sobre quais são os departamentos ou setores de uma agência de publicidade, os quais, em geral, estão presentes em todas elas:

·      Atendimento: é a parte da agência de publicidade que realiza o contato entre a agência e o cliente. Os responsáveis por essa área devem capturar novos clientes e manter um bom relacionamento com os atuais. Esse setor faz a coleta do briefing, passa as informações ao setor de planejamento e de criação, aprova os conteúdos com os clientes, entre outras funções.

·      Planejamento: esse é o setor que faz a organização das informações dos clientes que chegaram até a agência, de modo que elas possam ser usadas pelos setores envolvidos no processo, como criação e mídia. Além disso, são esses profissionais que cuidam das estratégias de comunicação e marketing, definindo ideias que vão de encontro aos objetivos dos clientes, de modo geral.

·      Criação: é considerada uma das mais importantes áreas das agências de publicidade, pois é nesse setor que a ideia dos clientes toma forma e se torna conteúdo. São integrantes desse setor: diretor de criação, redator, designer gráfico, entre outros criativos.

·      Mídia: setor responsável por realizar os orçamentos dos clientes e também definir quais são os melhores canais de divulgação dos anúncios e campanhas. Os integrantes desse setor devem propor estratégias de mídia que vão ao encontro dos objetivos do cliente, levando a mensagem da campanha até o público final. 

·      Tráfego: é o setor que cuida dos processos internos, que organiza os jobs e as tarefas de toda a equipe, conferindo a fluidez e garantindo o cumprimento de todas as etapas de uma campanha.

·      Administrativo: essa é a seção de uma agência de publicidade que tem como responsabilidade as atividades administrativas da empresa e os recursos humanos. Eles cuidam dos procedimentos legais da agência, incluindo os contratos dos clientes e contratação de funcionários.

A transformação digital nas agências de publicidade

As agências de publicidade estão diretamente envolvidas na transformação digital que está acontecendo em todo o mundo.

Atualmente, as agências de publicidade possuem o desafio de entregar inovações digitais que ajudem seus clientes a oferecerem uma experiência personalizada, de modo que seja possível engajar o consumidor de verdade e gerar ainda mais valor aos produtos e serviços da marca.

É preciso que uma agência tenha a capacidade de assumir um foco estratégico e criar novas jornadas de compra em que o consumidor final crie memórias e vivas experiências.

A grande questão é conseguir posicionar-se como um verdadeiro ponto de apoio para os clientes.

Os clientes querem, mais do que tudo, resultados positivos em seus negócios, o que significa que apenas conteúdos criativos não são suficientes para o consumidor tomar a decisão de compra e se identificar com aquela marca.

Quais as vantagens de contratar uma agência de publicidade?

1 – É simples. Os profissionais de marketing e comunicação que atuam nas agências de publicidade, possuem expertise na área e têm capacidade de criar, analisar e selecionais os melhores canais para investir a verba de mídia do cliente, a fim de promover os melhores resultados de acordo com seus objetivos.

2 – É muito mais prático do que montar uma equipe interna. Numa agência, você tem acesso direto e o apoio de diversos profissionais com formação e experiência, ao passo que se precisasse contratar um por um teria que fazer um investimento muito maior.

3 – Tem suporte de um time de profissionais especializados e atualizados no que há de mais novo no mercado publicitário, trabalhando para o marketing da sua empresa.

4 – Ter a tranquilidade de saber que sua comunicação está nas mãos de uma equipe multidisciplinar, competente e atenta aos resultados da sua empresa. Sendo assim, você pode otimizar seu tempo para cuidar de outros pontos do seu negócio.

Com todas essas informações em mãos, você já sabe o que uma agência de publicidade é e o que realmente precisa ter para funcionar e obter bons resultados.

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