Como ser mais criativo?

Não importa o segmento ou o ramo do trabalho, todo mundo deseja ter um repertório criativo mais amplo para poder alcançar bons resultados em suas vidas pessoais e profissionais.

Porém, muitas pessoas não fazem a mínima ideia do que é preciso fazer para ser mais criativo, o que atrapalha bastante o desempenho delas.

Sendo assim, esse artigo visa responder: é possível ser mais criativo?

A resposta é sim e, a partir de agora, você verá algumas dicas para ampliar sua criatividade.

Confira o texto até o final.

Dicas para ser mais criativo!

Abandone a sua zona de conforto

A primeira dica para tornar-se mais criativo é abandonar a sua zona de conforto, pois ela pode evitar que você aprenda, observe e arrisque mais.

A partir do momento em que você deixa o comodismo de lado, o seu cérebro fica mais ativo em outras áreas, o que auxilia a formular novas ideias. Quanto mais seu cérebro for desafiado, mais ousado e criativo você será.

Esteja atento ao mundo ao seu redor

Em um mundo altamente tecnológico e conectado, as pessoas recebem tantas informações ao mesmo tempo que acabam não prestando atenção no que estar em volta.

De modo geral, quando um observador “imerge” no mundo em que se encontra, ele torna mais simples o acesso às áreas criativas do cérebro, tendo novas ideias.

Seja ousado e não tenha medo de errar

Se os maiores gênios da história, como Thomas Edison e Albert Einstein, não tivessem tido ousadia, muito provavelmente o mundo que conhecemos hoje não existiria (em grande parte).

Para conseguir ter mais criatividade, é necessário persistir em uma ideia que possui, fazer o que deseja sem se arrepender e aceitar que errar é humano.

Por isso, ser ousado e persistente é necessário para que você possa aflorar sua criatividade. Tente uma, duas, três ou cem vezes, se necessário. Grandes ideias revolucionárias, muito raramente, saíram de uma primeira tentativa.

Consuma muito conteúdo

Para que seja possível ser criativo de verdade, você precisa ter conhecimento, pois só a partir dele é que novas ideias podem ser criadas.

Você deve sempre estudar, ler livros e assistir vídeos, mesmo que não tenham relação com a sua área, pois todas as informações disponíveis irão ajudar no desenvolvimento da sua criatividade.

Ponha suas ideias no papel

De nada adianta seguir todos os passos anteriores se as suas ideias ficarem sempre no abstrato, ou seja, no campo dos pensamentos.

Para ser possível coloca-las em prática e desenvolvê-las, é preciso pôr suas ideias no papel, para você conseguir evoluir o pensamento.

As primeiras, muito provavelmente, não serão tão boas. Mas como já foi dito, a prática e conhecimento irão fazer suas ideias melhorarem e se desenvolverem ao logo do tempo.

Como você viu, muitas pessoas desejam ser mais criativas, mas poucas sabem o que fazer ou realmente buscam colocar em prática algo que as ajudem nesse quesito.

Neste texto, mostramos diversas formas para aumentar a sua criatividade, como buscar pelo conhecimento e, além disso, sair da zona de conforto.

Caso tenha alguma dúvida ou mais alguma dica para aflorar a criatividade, deixe um comentário abaixo e conte para nós.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP