A propaganda é parte imprescindível para a comunicação, e exerce grande influência em jornais, rádios, televisão, entre outros, já que a partir dela os veículos podem dialogar com seus clientes. Por isso, ela se manteve forte ao longo dos anos, evoluindo junto aos meios de comunicação e observando, inclusive, os desenvolvimento tecnológicos e as mudanças de comportamento dos seus consumidores. Para isso, algumas adaptações e transformações foram necessárias.
Sendo assim, o artigo de hoje vem falar sobre a evolução da propaganda na era digital
Caminhos iniciais da propaganda
Não se sabe ao certo quando a propaganda teve início, uma vez que já na Antiguidade os comerciantes, políticos e outros povos utilizavam de meios para difundir suas marcas e ideias. No século XV, com a criação da imprensa, começou-se a disseminar as campanhas através de impressos, por meio de jornais, além dos classificados, que eram bem populares.
Entretanto, foi a partir do século XIX que ela se ampliou, tendo sua era de ouro nos anos de 1950. Nas rádios e TVs os anunciantes faziam o patrocínio e tinham suas campanhas divulgadas entre os programas. Cartazes e panfletos tinham vez, e foram se tornando mais criativos e inovadores. Já a partir dos anos 90 é que surgiu a publicidade online, a partir do advento da internet, que fez com que as propagandas se ajustassem ao desenvolvimento tecnológico.
Era da informação
Com a chegada da internet, a publicidade pode ser tornar mais segmentada, voltada para um público selecionado. Nos sites surgiram os banners e pop-ups, além de mensagens sms e de e-mail. Com o tempo, esses anúncios foram incorporados também às redes sociais. Mas estes eram métodos muito invasivos, que por vezes aborreciam os possíveis clientes. Sendo assim, os anúncios tiveram que se reinventar, criando métodos mais criativos, e que melhorassem as experiências online de cada público. Dessa maneira, foram desenvolvidos os anúncios nativos e patrocinados, que através do perfil do usuário e de seu comportamento na rede, garantem a experiência aos clientes de anúncios e campanhas que mais se adequam à sua persona.
Propagandas digitais nos dias de hoje
Hoje, os formatos online de publicidade, quais sejam os sites e redes sociais são vitais para as agências e suas campanhas. Muitas marcas investem pesado nesses anúncios, visto que a maior parte da população está inserida nos canais digitais e fazem compras online regularmente.
Além disso, as empresas conseguem conhecer quem é seu público e seu perfil de compra, além de comunicarem diretamente com os clientes e entender suas necessidades. Com isso, podem gerar as propagandas de maneira mais direcionada, sendo os links patrocinados e os influenciadores digitais as principais estratégias para alcance e visibilidade das empresas.
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