Geralmente, quando uma pessoa vê uma peça gráfica a primeira coisa que ela procura são os textos e não os gráficos em si. Isso por que os textos são as maiores fontes de informação de uma peça, e dessa maneira, automaticamente, é onde lançamos primeiro nosso olhar.
Nesse texto pontuaremos as principais funções que fazem da tipografia um item importante em um projeto de design bem feito. Acompanhe:
1 — É um meio de comunicação.
A escolha do arranjo das palavras, fonte, tamanho e cores são decisivas para estabelecer uma comunicação efetiva com quem está visualizando seu projeto. Dessa maneira, saber identificar de que forma o seu público melhor recebe essa mensagem é crucial para o sucesso do seu projeto.
2 — Ajuda a atrair e manter a atenção do seu público.
Basicamente, para atrair a atenção do seu público, você deve escolher a fonte certa. Designs recomendam que a fonte deva ser o mais limpa possível, de maneira que não irá confundir a leitura de quem está vendo. A fonte dá valor ao seu conteúdo e atrai a atenção do espectador.
Já para manter a atenção, ou seja, fazer com que a pessoa não perca o interesse ao ler a primeira linha, exige um pouco mais de criatividade. Para isso, o texto em si deve ser atrativo e a tipografia deve ser pensada de maneira que ela case com os itens gráficos do projeto, levando quem está vendo a querer saber mais e mais, conforme vai lendo.
3 — A tipografia transmite sentimento e até mesmo humor.
Você pode estar desenvolvendo um projeto mais descontraído ou então algo que deve ser mais sério e, em qualquer caso, a fonte deve seguir a intenção do projeto. Fontes mais sérias, com cores sóbrias e limpas passam mais credibilidade em situações mais formais.
Já em um projeto para um público jovem, como a divulgação de uma casa de show, por exemplo, deve seguir os sentimentos e humor desse público, que tende de ser mais descontraído e colorido.
4 — A tipografia estabelece uma hierarquia na informação.
Hierarquia aqui significa a organização dos textos de acordo com a sua importância. E para atingir esse objetivo a tipografia funciona muito bem. Você pode, por exemplo, colocar uma cor mais chamativa e um tamanho maior em uma palavra que você quer que seja lida primeiro. Isso ajuda o telespectador a prestar mais atenção àquilo que você quer que ele dê mais destaque.
Conhece outras funções que julgue importante na tipografia de um projeto? Compartilhe conosco nos comentários e ajude a tornar o nosso texto ainda mais completo. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo com seus amigos.