A influência das cores no comportamento do consumidor

No mundo do marketing são diversas as estratégias utilizadas para atrair a atenção dos consumidores e fechar negócios. Às vezes essas estratégias passam despercebidas até mesmo pelo público, contudo, em sua maioria, tudo é pensado para estimular e influenciar determinado comportamento desejado no consumidor.

 

E dentro desse contexto, a escolha certa das cores exerce bastante influência no nosso subconsciente. Confira abaixo como as cores atuam no nosso cérebro e nos influenciam a tomar decisões:

 

A visão é considerada um dos sentidos mais importantes do ser humano, afinal, esse sentido nos dá uma percepção instantânea do ambiente em que estamos inseridos. Considerando esse fato, pesquisas estimuladas pelo marketing buscam sempre compreender e atestar como as cores influenciam no nosso estado de espírito e humor.

 

Você já notou que a maioria dos fast-foods possui, em sua identidade visual, a cor vermelha em destaque? Saiba que isso não é à toa. O vermelho comprovadamente estimula o apetite, pois, ele remete aos nossos instintos mais primários de sobrevivência como o fogo (aquecer) e o alimento (energia por meio da ingestão de proteínas como a da carne), por exemplo. Além disso, essa cor estimula a emoção e incentiva ações como a de compra.

 

Além do vermelho, todas as outras cores despertam sentimentos e sensações em nós, mesmo que as vezes possam parecer imperceptíveis. O branco passa a sensação de paz e tranquilidade e funciona muito bem para ser utilizado como cor de fundo, pois, ajuda a dar maior evidência àquilo que você quer que seja visto.

 

Já o azul passa a sensação de segurança e confiança aos consumidores. Por isso instituições financeiras e bancos utilizam muito desse artifício nas suas identidades visuais e decoração. O verde, por sua vez, nos passa a sensação de luxo e exclusividade, além disso, ele ajuda a relaxar e é bastante comum vê-lo sendo empregado em ambientes onde os produtos possuam maior valor.

 

Por fim, para realizar vendas, temos o amarelo que passa uma imagem otimista, jovem e ajuda a prender a atenção. O laranja que estimula ações como, por exemplo, inscrições e compras. O rosa que apela para romantismo e ingenuidade, sendo também ligado ao sexo feminino. E o preto que é utilizado para artigos de luxo e do tipo exclusivo.

 

Já teve experiências com cores e os estímulos que elas provocam? Conte pra gente nos comentários mais a respeito. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

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