Marketing de Conteúdo x Inbound Marketing – Qual é a melhor estratégia para o seu negócio?

Você sabe qual é a diferença entre o marketing de conteúdo e o inbound marketing? Você ainda acredita que os dois tratam-se da mesma coisa?

Esse artigo irá lhe ajudar a entender, de vez, a diferença entre essas duas estratégias de marketing digital e a compreender qual delas se encaixa melhor dentro da estratégia da sua empresa.

Acompanhe!

O que é inbound marketing?

Vamos começar falando sobre o que é o inbound marketing ou o marketing de atração, o que já deixa bem claro sobre a sua funcionalidade.

O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que atua de maneira oposta ao modelo tradicional de marketing na televisão, ou seja, aquele que é interruptivo.

O foco dele é colocar o público como sendo a peça mais importante da estratégia, ao invés dos produtos ou serviços oferecidos.

O inbound marketing, portanto, é uma forma de atuar com um marketing menos agressivo, trabalhando com soluções que podem vir a ajudar a persona da empresa.

Ou seja, ao invés de tentar forçar uma compra de uma televisão, por exemplo, a empresa que usa o inbound marketing tenta mostrar para a sua persona o porquê de ele precisar de um novo televisor e porque aquele é a solução ideal para ela.

O inbound marketing pode ser dividido em cinco etapas, que são:

·      Atrair: usada para que seja possível atrair novos visitantes

·      Converter: usada para converter visitantes em leads (potenciais clientes)

·      Relacionar: usada para o relacionamento com o lead, para conquistá-lo

·      Vender: com o lead caminhando por todo o funil, fazer a venda fica muito mais fácil

·      Analisar: é preciso analisar se a estratégia de inbound marketing está sendo eficaz e fazer as mudanças necessárias, caso não esteja

O que é o marketing de conteúdo?

Visto o que é o inbound marketing, agora é hora de conhecer o marketing de conteúdo, que nada mais é do usar diversas formas de conteúdo para ajudar a sua persona.

Para isso, é preciso sempre considerar quais são os interesses e também as necessidades dela.

O marketing de conteúdo tem o objetivo principal de gerar tráfego para o seu negócio, pois através de conteúdos de qualidade, o seu público irá se interessar pelo que você oferece em termos de vídeos, textos e imagens.

Isso vai ajudar com que ela veja, com o passar do tempo, o seu negócio como sendo uma referência no mercado, passando a tornar-se fiel a ele.

Para garantir que mais pessoas irão achar seu conteúdo e irão conhecer o seu negócio, é extremamente importante deixá-lo totalmente otimizado com SEO, para que ele apareça nas primeiras páginas de resultados do Google.

Qual a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo?

Agora que você já viu o que é cada uma das estratégias e como elas funcionam, é hora de falar mais sobre as diferenças, apesar de elas serem complementares entre si.

O objetivo principal do inbound marketing é atrair novos clientes, de modo a criar um relacionamento entre o cliente e a marca, fazendo com que eles venham até os produtos ou serviços oferecidos.

Para conseguir esse objetivo, uma das estratégias utilizadas é o marketing de conteúdo, que trata-se da produção de conteúdos para ajudar o potencial cliente a tirar dúvidas e resolver os problemas dele.

Percebeu como as duas estratégias estão interligadas? O marketing de conteúdo está dentro do inbound marketing e é por isso que você deve utilizar as duas estratégias dentro da sua empresa.

Que saber como usar o marketing de conteúdo e o inbound marketing para impulsionar o seu negócio? Agende uma conversa com um de nossos especialistas. Será um prazer lhe ajudar!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Bann-conversar.png

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP