O papel do Marketing Político nas campanhas eleitorais municipais de 2020

O marketing político terá um papel muito importante nas campanhas eleitorais municipais de 2020.

Se a internet teve um grande destaque nas últimas eleições presidenciais, na de agora ele deverá ser ainda maior.

Por isso, aqui mostraremos um pouco sobre a importância do papel do marketing político nas campanhas eleitorais municipais que estão vindo por aí!

Papel do marketing eleitoral para sucesso de uma campanha

O marketing é importante em diversos aspectos da nossa vida, seja para divulgar uma empresa ou um profissional no mercado.

Ele também tem um papel essencial em termos de política, pois se os eleitores não conhecerem os candidatos e suas propostas, dificilmente ele conseguirá obter o sucesso esperado nas eleições.

O marketing político reúne todas aquelas ações que os agentes públicos, organizações e os próprios candidatos realizam com a finalidade de compreender o seu eleitorado e atender as necessidades que ele possui.

Assim, ele é importante para proporcionar uma boa comunicação com os eleitores e promover o fortalecimento da imagem do candidato perante eles.

Quanto mais o discurso daquele candidato for propagado, maior será a possibilidade dos eleitores o conhecerem e o escolherem como opção de voto.

Pré-campanha eleitoral

Ainda faltam alguns meses para as eleições, mas as pré-campanhas já estão começando a fervilhar por todo o país, mesmo que de forma digital, por conta da pandemia.

É nesse período que o candidato deve começar a preparar campanhas e ações, com um bom planejamento e uma excelente estratégia, para comunicar-se com seu eleitorado e divulgar suas ideias.

Quanto maior for a visibilidade que esse candidato alcançar, maior será a sua base de eleitores e o número de votos que poderá vir a receber.

Em geral, a pré-campanha eleitoral dura em torno de 3 meses, período em que deverá ser feito um excelente trabalho de marketing político, dentro da lei, para garantir o sucesso nas eleições.

Proibições na propaganda eleitoral: nem tudo é permitido

Como você já deve saber, nem tudo é permitido pela justiça quando o assunto é propaganda eleitoral.  Conhecer essas proibições é essencial para evitar problemas.

Aqui vão algumas possíveis proibições aos candidatos:

  • Distribuição de bens gratuitamente
  • Execução de programas sociais por entidade nominalmente vinculada a candidato
  • Transmissão ao vivo de prévias partidárias em rádio e televisão
  • Pedir ou comprar votos
  • Propaganda paga no rádio e na televisão
  • São proibidos brindes, apresentação remunerada de artistas, outdoors, trio-elétricos

Marketing eleitoral em tempos de pandemia

Em tempos de pandemia, precisamos nos adaptar em praticamente tudo na nossa vida, e isso vale para o marketing político eleitoral.

Além do fato de que os canais de comunicação digital já vinham ganhando relevância, como mostrado em 2018, agora é que eles terão mais importância, devido ao isolamento social.

É importante deixar claro que para a criação do marketing político digital, serão contratadas empresas do ramo para profissionalizar as estratégias.

Isso porque é importante ter uma equipe profissional que saiba, inclusive, as leis que não podem ser violadas nas campanhas eleitorais.

A mídia paga, impulsionando publicações, será essencial para garantir o sucesso dos candidatos em redes sociais como Instagram e Facebook, algo não visto nas últimas campanhas municipais.

Como você viu, o papel do marketing político nas campanhas eleitorais municipais de 2020 será enorme. Devido à pandemia e o isolamento social, o marketing digital será imprescindível.

Neste texto, mostramos a você um pouco mais sobre as campanhas de marketing eleitoral e como ela deve ocorrer nas eleições desse ano.

Gostou do artigo de hoje sobre o papel do marketing político na campanha dos candidatos nas eleições municipais 2020?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato com um de nossos especialistas através do link abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP

Porque Juliette é um fenômeno

Por Robson Carvalho – CO-CEO e CO-Fundador da POP É inegável. Todo ano o BBB arrebata nossos corações. Quando menos percebemos, estamos lá, votando, torcendo