O copywriting consiste em produzir conteúdos que sejam persuasivos, para gerar ações desejadas pelos leitores.
Esses conteúdos podem ser artigos para blogs ou sites, mensagens de e-mail, cartas de vendas ou publicações nas redes sociais.
O fato é que o copywriting deve ser escrito por um profissional capacitado, chamado de copywriter. É ele quem consegue produzir conteúdos que realmente ajudem a persuadir o leitor.
Com o poder do copywriting você pode não só melhorar o relacionamento com o seu público ao entregar um conteúdo inovador e relevante, mas também conquistá-lo para conseguir conversões de forma mais fácil.
Tipos de copy: conheça os principais
Existem diversos tipos de copy que podem ser utilizados para montar a sua estratégia. Alguns são muito eficazes, mas outros podem não trazer o resultado, de acordo com as características do seu negócio.
A seguir, mostraremos a você os tipos principais de copy existentes:
Artigo ou post para blog
O primeiro tipo de copy é o artigo ou post para blog. Esse é o que costuma ser mais utilizado.
Um artigo é um texto informativo, opinativo ou ainda científico a ser publicado em um blog, como este que você está lendo agora.
Por outro lado, o post é uma mensagem ou um conteúdo que é publicado em uma rede social ou em um blog.
Apesar de serem usados como sinônimos muitas vezes, eles são diferentes. Mas o fato é que o resultado obtido com eles em um copywriting é excelente, se tiver temas pertinentes e de interesse do público-alvo.
Um outro tipo de copy muito usado é o e-mail, que permite que você possa enviar mensagens constantes, através de uma estratégia específica, para nutrir seus leads e conseguir convertê-los com conteúdos persuasivos. O e-mail pode ser utilizado em quase qualquer formato de negócio, mas deve ser sempre aplicado em conjunto com outras estratégias.
Carta de vendas
É uma carta que é escrita com a finalidade de vender ou ainda gerar conversões de outras ações específicas.
Assim, o objetivo é persuadir o leitor a tomar uma atitude que irá beneficiar o seu negócio, seja a compra de um produto ou ainda o download de uma isca digital, por exemplo.
Gatilhos mentais: conheça mais sobre eles
Os gatilhos mentais são elementos muito importantes dentro do copywriting e que podem fazer uma enorme diferença nas conversões alcançadas por essa estratégia.
Há alguns gatilhos mentais que ajudam a melhorar a performance do texto persuasivo, por isso é interessante conhecê-los.
Na lista a seguir iremos mostrar quais são os principais:
· Gatilho da urgência: é um tipo de gatilho que evita que as pessoas procrastinem sobre uma decisão e faz com que elas decidam mais rápido, o que gera a impossibilidade de terem tempo para escolher. É o caso de usar um relógio de redução de tempo para o cliente tomar a sua decisão antes de acabar a oportunidade;
· Gatilho da escassez: é bastante similar ao da urgência, baseia-se no fato de que as pessoas costumam valorizar aquilo que podem perder. As palavras sempre devem ser usadas para que o cliente perceba um potencial positivo naquilo que está sendo anunciado, de modo a tomar a sua decisão mais assertivamente. Um exemplo disso são matrículas de um curso com vagas limitadas, ou um produto com poucas unidades;
· Gatilho da autoridade: as pessoas tendem a seguir aquelas que dominam determinado assunto, que consideram superior em um tema específico. Assim, colocar-se como autoridade através de conteúdos persuasivos é uma ótima forma de fazer um texto de copywriting. Um exemplo é quando no texto você usa referências e números de fontes confiáveis, trazendo maior autoridade àquele conteúdo.
O copywriting é realmente quase um superpoder para adquirir clientes e aumentar o número de negócios fechados na sua empresa, mas sua aplicação necessita de muito conhecimento teórico e prático.
Por conta disso, procure sempre quem possa te auxiliar, caso você não tenha conhecimento suficiente, como profissionais ou agências de publicidade, e tenha resultados incríveis na sua empresa.