O poder do slogan: porque, se é bom, a gente nunca esquece

Um slogan é uma frase de efeito que tem como objetivo resumir um produto ou uma marca.

São aquelas palavras que entram em nossa mente e fazem com que nós nunca nos esqueçamos daquela empresa, ou de um produto, ou de um personagem.

O slogan pode conter palavras que rimam, que ajudam a emocionar, que ajudam a rir ou até mesmo nos fazem cantar. Mas o mais importante é que represente, de uma forma poderosa, o conceito de uma empresa.

O conceito de slogan já é explorado há algum tempo, e isso vem aumentando nos últimos tempos, já que as empresas precisam se destacar.

A palavra slogan, em tradução literal, significa grito de guerra, e foi muito usada pelos escoceses antigos nas batalhas, com o objetivo de reunir os combatentes.

Esse grito de guerra continua, mas agora na luta por chamar a atenção dos clientes, para conseguir destaque no “campo de batalha” do mercado.

Os slogans são muito usados também em campanhas eleitorais, para que um eleitor consiga captar a mensagem de um candidato, além de se lembrar do seu nome e do seu número.

Para que serve um slogan?

Para compreender quão poderoso é um slogan, nada mais importante do que saber para que ele serve.

São três os motivos pelos quais as empresas, em geral, criam determinado slogan:

·      Para comunicar aos consumidores os seus produtos e serviços;

·      Para motivar as pessoas a empreender uma ação;

·      Para traduzir uma emoção que esperam que os clientes associem a elas.

O ponto central sobre o objetivo do slogan é que ele deve fixar determinada marca na mente do cliente, pois não adianta vender um ótimo produto se ninguém se lembra da sua marca.

E para isso é essencial que a empresa faça uso da criatividade, além também de que a mensagem a ser transmitida esteja em sintonia total com os objetivos dela, ou seja, com o que é a “cara” da sua marca.

Tudo isso ajudará bastante a cumprir o objetivo, que é a atração do público certo, o que é aquele que se identifica com o que a sua empresa tem a oferecer.

Funções do slogan: o porquê de ele ser poderoso

Além do que foi mostrado anteriormente, existem outras funções que podem ser cumpridas pelo slogan, e conhecê-las é essencial para garantir que esse “grito de guerra” criado pela sua empresa trará os resultados esperados.

Veja a seguir uma lista com essas funções principais do slogan:

·      Agrega um grande valor ao seu produto: o uso do slogan ajuda a mostrar que o seu produto é diferenciado, que ele tem valor e personalidade, o que o destaca no mercado frente aos produtos dos concorrentes;

·      Ele ajuda a explicar rapidamente o que a sua empresa faz: nem sempre apenas o nome da empresa é suficiente para que o cliente possa entender o que ela faz e em qual ramo atua. Assim, usar um slogan é uma excelente forma de conseguir traduzir isso para o consumidor;

·      Ajuda na criação de vínculos com o consumidor: por último, umas das mais importantes funções do slogan é criar um vínculo com o consumidor. Isso acontece porque uma frase de slogan, quando “pega” na mente do cliente, dificilmente será esquecida por ele. Então, o mesmo vai acabar se lembrando dela, mesmo que não seja tão assíduo assim na sua empresa.

Isso tudo deixa bastante claro que criar um bom slogan pode fazer toda a diferença para sua empresa. Mas, para que ele tenha melhor efeito, o ideal é procurar uma equipe de profissionais para criá-lo, de acordo com seu objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP