O que compõe uma agência de publicidade?

Você sabe como funciona uma agência de publicidade? Podem ser especializadas em uma determinada área, atender diversos segmentos ou mesmo terceirizar serviços, mas uma coisa é certa: as áreas internas são de extrema importância para que tudo funcione de forma correta, e jobs e prazos sejam entregues e cumpridos.

 

Para começo de conversa, este tipo de agência conta com basicamente quatro áreas principais, sendo Atendimento, Planejamento, Mídia e Criação (além do setor Administrativo e Financeiro), e cada uma possui um papel essencial dentro da rotina diária de trabalho.

 

O atendimento é a área que mantém contato direto com o cliente, podendo ser off-line ou online. Os profissionais responsáveis por este trabalho são a imagem externa da agência, e é fundamental que tenham boa oratória e sejam objetivos, afinal, é ele o responsável por não apenas vender a ideia ao cliente, mas também transmitir a mensagem de forma clara.

 

Enquanto o atendimento faz o contato com o cliente e reúne todas as informações necessárias, o planejamento as transforma em estratégias eficientes para que as coisas aconteçam. Planejar nem sempre é uma questão de criar, mas sim de melhorar qual o melhor caminho de posicionamento e otimizar as informações e métodos já disponíveis para alcançar o público-alvo pretendido.

 

A área de mídia é responsável por administrar o investimento do cliente em publicidade de acordo com o orçamento, e garante que todos os recursos sejam gastos seguindo um bom planejamento de mídia, o que torna o planejamento estratégico mais eficaz. Além disso, o profissional de mídia comumente mantém uma relação próxima com os veículos de comunicação e precisa ter conhecimentos de cálculos e tabelas.

 

Já o setor de criação é a área da agência mais atrelada à criatividade, e, através da junção de redatores, criadores de conteúdo e designers, as ideias e formas de executá-las através de textos e peças gráficas tornam-se realidade, de modo que sejam atraentes para quem as recebe e cumpram com os objetivos do cliente de alcançar e transmitir uma mensagem ao seu público-alvo.

 

Por fim, os setores de administração e finanças cuidam da gestão da agência, tanto no que diz respeito a recursos humanos quanto materiais. O setor financeiro é responsável por contas a pagar e a receber e os faturamentos, enquanto o administrativo está sempre atento a novos processos e métodos que otimizem a gestão, a produtividade e os resultados da agência.

 

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