Você sabe como funciona uma agência de publicidade? Podem ser especializadas em uma determinada área, atender diversos segmentos ou mesmo terceirizar serviços, mas uma coisa é certa: as áreas internas são de extrema importância para que tudo funcione de forma correta, e jobs e prazos sejam entregues e cumpridos.
Para começo de conversa, este tipo de agência conta com basicamente quatro áreas principais, sendo Atendimento, Planejamento, Mídia e Criação (além do setor Administrativo e Financeiro), e cada uma possui um papel essencial dentro da rotina diária de trabalho.
O atendimento é a área que mantém contato direto com o cliente, podendo ser off-line ou online. Os profissionais responsáveis por este trabalho são a imagem externa da agência, e é fundamental que tenham boa oratória e sejam objetivos, afinal, é ele o responsável por não apenas vender a ideia ao cliente, mas também transmitir a mensagem de forma clara.
Enquanto o atendimento faz o contato com o cliente e reúne todas as informações necessárias, o planejamento as transforma em estratégias eficientes para que as coisas aconteçam. Planejar nem sempre é uma questão de criar, mas sim de melhorar qual o melhor caminho de posicionamento e otimizar as informações e métodos já disponíveis para alcançar o público-alvo pretendido.
A área de mídia é responsável por administrar o investimento do cliente em publicidade de acordo com o orçamento, e garante que todos os recursos sejam gastos seguindo um bom planejamento de mídia, o que torna o planejamento estratégico mais eficaz. Além disso, o profissional de mídia comumente mantém uma relação próxima com os veículos de comunicação e precisa ter conhecimentos de cálculos e tabelas.
Já o setor de criação é a área da agência mais atrelada à criatividade, e, através da junção de redatores, criadores de conteúdo e designers, as ideias e formas de executá-las através de textos e peças gráficas tornam-se realidade, de modo que sejam atraentes para quem as recebe e cumpram com os objetivos do cliente de alcançar e transmitir uma mensagem ao seu público-alvo.
Por fim, os setores de administração e finanças cuidam da gestão da agência, tanto no que diz respeito a recursos humanos quanto materiais. O setor financeiro é responsável por contas a pagar e a receber e os faturamentos, enquanto o administrativo está sempre atento a novos processos e métodos que otimizem a gestão, a produtividade e os resultados da agência.
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