Se você procura uma maneira de diferenciar os seus produtos e/ou serviços, uma ótima maneira de fazer isso é sensibilizando o seu público por meio do storytelling. Com ele você conta sua história de uma maneira atrativa e consegue prender, de maneira mais efetiva, a atenção de quem está recebendo a mensagem. Aumentando, assim, suas chances de fechar negócios.
Falaremos um pouco mais, neste artigo, do storytelling aplicado aos negócios, mostrando o que ele é, como ele pode ajudar e também como usá-lo com um propósito. Acompanhe:
O que é?
O storytelling é uma ferramenta que, quando bem empregada, ajuda o empreendedor a conectar-se com seus possíveis clientes em um nível emocional. Basicamente, é você contar uma história, transmitindo uma mensagem de uma forma que seu interlocutor não irá esquecer. Assim, você fixa a mensagem desejada de forma muito mais duradoura na cabeça de quem a recebe.
Ao contar uma história, você cria, automaticamente, imagens na cabeça de quem está recendo o que você está contando e, é comprovado que, o nosso cérebro processa esse tipo de estímulo visual 60.000 vezes mais rápido quando comparado ao processamento da linguagem.
Como ele ajuda nos negócios?
Essa ferramenta aplicada aos negócios foca no lado humano do mesmo. Isso quer dizer que contar histórias prende muito mais do que apenas listar fatos em um texto, por exemplo. Isso por que boas histórias ficam presas por muito mais tempo na mente da sua audiência e a torna mais engajada com o que você tem a oferecer.
Como usar nos negócios?
Existem três abordagens diferentes para você utilizar o storytelling nos seus negócios. A primeira delas é a de apenas utilizar a forma de história para apresentar o que você deseja ao seu público, a segunda é contar histórias reais e fictícias para ilustrar o seu ponto de vista e discurso.
Já na terceira, você pode utilizar técnicas de contar história para apresentar o seu ponto sem, necessariamente, contar uma história. Assim, você ajuda a tornar o seu discurso mais real para quem o vê, fazendo com que sua mensagem fixe e seu público sinta mais intensamente o que o está sendo dito.
Que tal começar a contar histórias para chamar a atenção da e prender emocionalmente a sua audiência? Caso tenha dúvidas ou sugestão para o conteúdo deixe nos comentários. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso texto.