Ter um público-alvo definido e simular a persona – aquele que consome seu produto, ajuda a criar estratégias de marketing mais bem definidas e assertivas. Por isso, entender e aplicar bem esses dois conceitos é muito importante para o sucesso do seu negócio.
Abaixo explicaremos o que é cada um deles, mostrando os principais benefícios de tê-los bem definidos. Acompanhe:
Público-alvo
Quando pensamos no público-alvo de um determinado segmento, consideramos esse público de forma mais abrangente. Assim, podemos definir para qual nicho seu produto será direcionado. Aqui, a definição considera características como:
— Idade;
— Profissão;
— Formação
— Região demográfica;
— Faixa salarial;
— Gênero.
Como exemplo, podemos simular um segmento que vende roupas íntimas femininas. O público-alvo dessa empresa será basicamente mulheres com idade entre 18 e 50 anos, que abrangem a área de atuação da empresa e que possuam renda X, assim elas poderão arcar com os valores das peças, por exemplo.
Buyer persona
Já a definição da persona é uma forma de simular qual seria o seu cliente ideal, considerando características particulares e mais específicas. Aqui, será feita uma simulação com todas as particularidades ideais que tornariam essa pessoa um cliente com alto potencial de fechar negócio com sua empresa, considerando características como:
— Nome (fictício);
— Simulação da rotina dessa pessoa;
— Estilo de vida;
— Redes sociais mais frequentadas;
— Profissão;
— Valores;
— Coisas que gosta de fazer nos tempos livres.
Utilizando o mesmo exemplo dado para exemplificar o público alvo, um segmento que vende roupas íntimas para mulheres, na definição da buyer persona, poderia simular a seguinte pessoa ideal:
Roberta tem 30 anos de idade e emprego fixo que lhe garante renda de R$ 5 mil por mês, é muito vaidosa e gosta de sair com os amigos aos finais de semana, solteira, está em busca de um parceiro fixo que a complete. Por ser vaidosa, ela separa parte do seu salário para gastos com vestuários e cosméticos e está por dentro de assuntos ligados à moda e tendências citadas por blogs na internet, contudo, tem receios em comprar roupas online por não ter certeza se ficariam bem nela.
Benefícios
Como pudemos perceber o público-alvo é mais subjetivo e a persona considera características mais pessoais, porém, como isso pode ajudar nas vendas da sua empresa?
A definição do público-alvo é importante, principalmente, quando você está planejando começar um negócio. Assim, você pode definir o preço dos seus produtos, em quais canais eles serão mais aceitos, qual o nicho que ele irá atingir, dentre outros.
Já a buyer persona vai simular um cliente ideal e dessa maneira você terá mais informações para criar estratégias de marketing mais efetivas, considerando a melhor linguagem a ser utilizada, em quais canais de comunicação investir, quais assuntos abordar, quais os formatos de conteúdos mais acessados por ela, quando oferecer um produto, etc.
Conseguiu entender a diferença e importância desses dois conceitos? Caso tenha dúvidas ou dicas para ajudar nossos leitores, deixe nos comentários, será ótimo contar com a sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.