Perfil Profissional x Perfil Pessoal

Se pessoas se conectam com pessoas, a melhor forma de trazê-las para seu perfil ou marca e atrair novos públicos é apelando para a humanização. Nas redes sociais você vai se deparar com vários tipos de perfis: pessoal, profissional, corporativo, criador de conteúdo e o profissional pessoal.

Mas vamos às principais diferenças entre esses tipos de perfis:

Pessoal: Geralmente o perfil pessoal é onde as pessoas se preocupam em postar conteúdos basicamente sobre a sua vida. Fotos com amigos, família, momentos de lazer ou desabafos, opiniões pessoais, rotina no trabalho, e por aí vai. Geralmente não faz ligação com a vida profissional, ou ocasionalmente.

Profissional: Esse já é aquele totalmente contrário ao anterior. Destinado exclusivamente para assuntos que envolvam a vida profissional, e o seu propósito é criar uma rede de conexão com outros profissionais para estabelecer parcerias e outras oportunidades profissionais.

Corporativo ou comercial: Também é um modelo de perfil profissional, mas voltado para empresas que desejam criar um posicionamento e ser mais ativas nas redes sociais. Sabemos que, principalmente no instagram, o público busca muita referência pelo tipo de conteúdo produzido pelas empresas. Sendo assim, esse tipo de perfil serve como um “cardápio” ou “portfólio” para que as empresas mostrem um pouco de seus produtos ou serviços.  

Perfil profissional e pessoal: É aquele que mescla as duas esferas da vida de alguém. Aquele perfil que abrange o lifestyle e a rotina profissional dessa pessoa.

Você com certeza já se deparou com um post da Netflix que parece que foi escrito pela sua amiga viciada em twitter. Ou estava arrastando o feed e deu de cara com uma públi da Lu do Magalu pagando de influencer e te oferecendo algum produto ou serviço.

Sim, esses são métodos que as grandes marcas buscam para se aproximar do público, criando vínculos e levando, além de ofertas, entretenimento. Mas antes de decidir se eu perfil será 100% voltado a profissional x pessoal, avalie bem a respeito dos tipos de conteúdos que pode proporcionar para seus seguidores.

Independentemente de o perfil ser profissional, focar em uma parte da sua vida e aproveitá-la para trazer mais humanização pode te aproximar do público gerando reconhecimento e promovendo interações.

E se pessoas se conectam com pessoas, o segredo é sempre manter o equilíbrio! Você não vai postar toda a sua rotina nas redes sociais, mas pode aproveitar as oportunidades do dia a dia para encaixar com seu nicho de trabalho.

Em caso de dúvidas, a melhor opção é parar, analisar e entender se o conteúdo trará relevância ao seu trabalho. Contar com a ajuda, seja de um social media ou outro profissional de marketing, pode te ajudar nessas tomadas de decisão e ainda mensurar esses resultados para aproveitá-los mais vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP