Porque o CONAR é tão importante para as agências de publicidade?

Fundado no final dos anos 70, por um conselho formado por diversas organizações ligadas ao setor da propaganda midiática, o CONAR — Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, funciona como um conselho fiscalizador de campanhas e anúncios publicitários.

Contudo, você sabe qual a importância desse conselho e os motivos dele ser tão relevante, principalmente, para o consumidor? Confira abaixo:

Importância do CONAR

O CONAR tem como função principal o norteamento ético das comunicações propagandistas exibidas ao público, considerando todos os tipos de meios de comunicação. Ou seja, o CONAR serve para evitar a veiculação de anúncios e campanhas que possam conter conteúdo ofensivo, enganoso ou abusivo, por exemplo.

Ele também é responsável por fiscalizar anúncios que possam estar desrespeitado o princípio de leal concorrência entre anunciantes.

Dentro desse contexto é preciso entender que o CONAR, apesar de fiscalizar, não possui poder de executar medidas punitivas e nem mesmo de retratação ao consumidor que se sentiu lesado. Portanto, ele não pode multar, mandar prender, negociar trocas com ou devolução do dinheiro ao consumidor, por exemplo.

O foco dele é mesmo o de regular, ou seja, manter a ética na publicidade. Dessa forma, ele possui o poder de intervir em campanhas ou anúncios que possam estar infringindo os conceitos éticos definidos por nossa sociedade, podendo inclusive tirar uma campanha do ar mediante análise de um conselho composto por membros da sociedade civil e de segmentos empresariais ligados à publicidade.

Qualquer cidadão que se sentir ofendido ou lesado por algum tipo de propaganda publicitária pode apresentar uma reclamação para ser analisada pelo CONAR, por meio do site http://www.conar.org.br. Essa reclamação será analisada pelo conselho de ética da entidade para que sejam constatados os possíveis abusos e também para que sejam tomadas medidas de desvinculação do anúncio analisado, quando necessário.

Já conhecia o CONAR? Conhece casos de propagandas que você tenha achado ofensivas? Conte pra gente nos comentários e vamos levantar essa discussão tão importante. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP