A publicidade não se resume apenas a anúncios chamativos e comerciais engraçados, mas na definição de metas para atingir resultados concretos e realistas.
Por meio de uma campanha publicitária bem estruturada é possível mensurar esses resultados e fazer ajustes para torná-la ainda mais efetiva. Acompanhe quais os principais passos para criar campanhas publicitárias bem estruturadas e eficientes para seus clientes:
1 — Defina as metas
O primeiro passo para uma campanha é definir quais resultados você desejar alcançar com ela. Esse é o momento de definir se sua campanha será para aumentar a fidelidade dos clientes com a marca, alcançar novos consumidores, aumentar as vendas ou apresentar um novo produto, por exemplo.
Aqui quanto mais específico você for, melhor será a comunicação com seu cliente e as possibilidades de medir os resultados.
2 — Defina o seu orçamento
Agora que você já tem definidos os objetivos da sua campanha, é hora de definir o valor que poderá ser investido nela. Uma dica é conhecer o poder de compra do seu público, assim, você poderá estimar o retorno do seu investimento em marketing.
Não se esqueça de considerar o custo por aquisição de cliente e fique atento para definir um orçamento que seja o suficiente para passar efetivamente a sua mensagem e ainda garantir sua margem de lucro.
3 — Determine seu público-alvo
A definição do público alvo da sua campanha deve seguir dois fatores principais: quem utiliza seus serviços ou produtos atualmente e para quem você deseja expandir o seu alcance. Entendendo profundamente quem são seus clientes atuais é possível direcionar a sua campanha para aumentar a lealdade à marca e incentivar novos clientes.
4 — Defina os meios de comunicação
Aqui a efetividade está atrelada ao conhecimento do seu público alvo, afinal, existem diversos meios de comunicação, cada um com um perfil de público diferente.
As campanhas de maior sucesso, geralmente, utilizam diversas mídias para atingir seu público.
Uma dica é descobrir onde o seu público está. Se você não tem essa informação muito definida, ir testando mídias alternativas sem investir muito em cada uma delas pode ser uma forma de observar os resultados e definir aonde mirar para alcançar seu público.
5 — Desenvolva sua mensagem
Chegou a hora de começar a definir a mensagem que você irá passar com a sua campanha! Você com certeza quer que a mensagem atinja efetivamente seu público-alvo, dessa maneira, elabore uma mensagem que atenda aos interesses, necessidades e experiências dele. Aqui, você deverá criar uma mensagem concentrada no seu consumidor e como o seu produto pode ser uma ótima solução para ele.
6 — Meça os resultados
Fazer medições e alterações durante a campanha ajuda você a perceber os ajustem que devem ser feitos para melhorar os resultados. Avalie a eficiência de cada ação e se vale a pena continuar investindo nela.
Ao final da campanha você conseguirá visualizar se conseguiu alcançar as metas definidas na etapa 1. Em caso positivo, como você pode melhorar pequenos aspectos que não foram tão efetivos? Caso negativo, qual foram os fatores para o insucesso? A tendência é que a cada campanha publicitária realizada, melhor ela vai se tornando.
Acha importante citar algum outro aspecto nas etapas de uma campanha publicitária? Deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.