Se você possui uma conta no Instagram, seja pessoal, profissional ou da sua empresa, então já deve ter ouvido falar muito sobre métricas.
Mas você sabe o que elas realmente significam, a importância delas e quais são as métricas mais relevantes do Instagram?
Para conhecer tudo a respeito desse assunto, não deixe de acompanhar esse artigo até o final.
O que são as métricas do Instagram e qual sua importância?
Quando falamos em métricas do Instagram, estamos nos referindo àquelas estatísticas e também as medidas de desempenho que temos acesso.
Ou seja, é uma forma de mensurar os resultados, através de dados específicos ou gerais, que nos ajudam a ter uma compreensão geral do desempenho do nosso perfil e das nossas publicações.
Em qualquer coisa que você fizer na vida, não acompanhar os resultados é um erro muito grande, pois é através deles que dá para saber se algo está ou não dando certo.
Isso vale muito para o Instagram, afinal, como saber se as suas publicações estão fazendo sucesso sem observar os dados relacionados a elas?
O Instagram possui diversas métricas que ajudam você a acompanhar e a compreender os rumos que a sua conta está tomando, para que entenda se deve continuar com o mesmo planejamento ou se precisa mudar algo.
E quais métricas são essas? Isso é o que você verá no próximo tópico.
Quais são as métricas mais relevantes do Instagram?
A partir de agora, você verá uma lista das métricas mais relevantes do Instagram que devem ser acompanhas e compreender melhor sobre cada uma:
· Alcance: indica a quantidade de perfis únicos que viram as suas postagens durante aquele período específico que está sendo analisado. Com essa métrica, você pode compreender se sua conta está tendo ou não um crescimento
· Impressões: mostra quantas vezes as suas postagens foram exibidas ou vistas pelas pessoas no Instagram, independentemente de uma mesma pessoa ter visto apenas uma vez ou dez vezes a sua publicação
· Número de seguidores: através dessa métrica, você pode saber se houve aumento ou redução no número de seguidores, logo, no tamanho do seu perfil. Isso serve para deixar claro se sua conta, naquele período determinado, teve o crescimento esperado ou não
· Interações: o Instagram considera como interações as ações como curtidas, salvamentos de posts, comentários, sendo possível ter uma noção do engajamento no seu perfil
· Taxa de engajamento: por meio das métricas acima, você pode ter uma ideia como dito, do envolvimento das pessoas com a sua conta. O número de salvamentos das postagens, por exemplo, indica se aquele conteúdo foi eficaz e relevante para sua audiência
· Características do público: você pode compreender qual é a sua audiência e criar conteúdos mais específicos para ela. Entre as características do público conhecidas por meio do Instagram, podem ser citadas gênero, faixa etária e localização
Como você viu, as métricas tratam-se dos números ou dados que podem ser analisados, dentro de um determinado período, para que você possa compreender qual foi o desenvolvimento do seu perfil no Instagram.
Sem analisar esses dados, dificilmente você irá compreender se as suas estratégias estão funcionando e, caso não esteja, o que é preciso mudar para conseguir obter os resultados esperados.
Neste texto, mostramos a você quais são as métricas mais importantes que devem ser observadas quanto ao seu perfil no Instagram.
Gostou do artigo de hoje sobre quais as métricas mais relevantes do Instagram?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, deixe nos comentários. Será um prazer lhe ajudar!