De 06 a 08 de novembro em Florianópolis aconteceu o RD Summit. O maior evento de marketing e vendas da América Latina e a Pop estava lá, absorvendo conteúdo e referências para o nosso mercado. 50 mil m2 de estrutura, 12 mil pessoas, 175 palestras e muitos insigths. Separamos alguns pontos interessantes para compartilhar com vocês.
– A qualidade do seu conteúdo é quem vai definir a conversa com a sua audiência. As marcas possuem voz e a cada dia estão mais próximas do seu público, ou pelo menos aquelas que já entenderam a proposta.
– Conteúdo sem estratégia é como nadar num rio sem água. 73% das empresas estão produzindo mais conteúdo que no ano passado, mas muitas ainda não conseguiram se conectar com seu público. Para isso, é necessário conhecer a audiência e aí sim criar afinidade e estabelecer conexão.
– Conteúdo de audio: Os podcasts estão cada vez mais em alta e são preciosas ferramentas de conteúdo. Pesquisas apontam que o consumo de podcasts no Brasil cresceu quase 70% só neste ano.
– Tik Tok: Fique de olho nessa rede social. Ela vem crescendo e se consolidando entre o público jovem e recentemente ocupou o posto de app mais baixado do mundo.
– A era dos likes está acabando. Não foi à toa que o Instagram os ocultou. Fique de olho nas métricas que realmente importam. Se mostre ágil nas conversas, responda suas DM’s e crie relacionamento.
– Linked In: Mostre além do seu currículo. Mostre quem você é e conecte-se profissionalmente.
– Marketing de influência: relevância e credibilidade são a chave para o sucesso da estratégia.
– Código de cultura forte: Toda empresa precisa de um código de cultura forte, pautado no que acredita e valoriza para perpetuar suas ideias. Ou seja, são os princípios que exprimem a identidade de cada organização.
– Tenha um propósito claro: Seu propósito deve ser entendido por todos. Deve ser vivido em cada ação dentro da empresa. É sobre o seu modo de ver o mundo e deixar um legado. É sobre posicionamento.
– Valorização das pessoas: As pessoas são o principal ativo de uma empresa. Essa vai para os gestores: cuide da sua equipe. São eles que cuidam do seu cliente.
– Inteligência emocional: Essa é a competência mais importante do presente e do futuro. Talvez um dos maiores desafios do ser humano seja o equilíbrio das emoções. Saber lidar com toda a complexidade da nossa mente e sentimentos num mundo de constantes transformações, nos exige cada vez mais enquanto indivíduos.
E por fim, a maior conclusão que tiramos é que o olhar sobre o mercado do futuro é muito mais sobre as pessoas do que processos. Por muito tempo a tecnologia foi a pauta principal, mas hoje ela definitivamente não é o foco.
O ser humano é o centro do marketing. A internet é uma rede de pessoas, não de computadores. Empresas são compostas por pessoas e pessoas comunicam para pessoas.
O RD Summit foi uma experiência incrível, que nos coloca na qualidade de reinventores do nosso protagonismo. É um evento que provocou muitas reflexões e insigths transformadores para o nosso negócio. Pode apostar que muitos projetos incríveis estão por vir, frutos de ideias que surgiram neste ambiente tão múltiplo e inspirador.
Gostou do nosso review do RD Summit? Comente aí. Vamos conversar mais sobre isso.
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