Social Media Day: A maior revolução na forma de se comunicar e seus impactos

30 de julho é o dia escolhido para comemorar uma das maiores revoluções que o mercado pôde presenciar nas últimas décadas. Além de celebrar as redes sociais, o Social Media Day também celebra o profissional das mídias digitais.

Mas, por que a data é tão importante de ser celebrada? Para responder a essa pergunta, separamos em alguns tópicos a importância de reconhecer e celebrar as redes sociais e o profissional de social media. 

Democratização e fim do monopólio das grandes empresas – Desde que a internet foi criada, nunca se teve uma forma tão democrática e acessível de buscar e descobrir conteúdo e informações relevantes. A partir de sua criação, as redes sociais aproximaram ainda mais os consumidores e empresas de diversos tamanhos e segmentos, e deram a oportunidade de todos serem vistos e ouvidos da mesma forma. 

Com o fim do monopólio das grandes mídias (TV, rádio, jornais e revistas), ficou mais fácil encontrar o seu público pelo mundo afora. 

Marketing de performance – Outra grande revolução na maneira de fazer marketing e publicidade é com relação aos resultados. Com as ferramentas disponibilizadas pelo Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok e várias outras, ficou ainda mais fácil dar um retorno de quantas pessoas foram atingidas com campanhas e anúncios.

Isso inovou totalmente a forma de desenvolver campanhas, e trouxe consigo a possibilidade de encontrar e oferecer para as pessoas certas o seu produto na internet utilizando dados, algoritmos e inteligência artificial. 

Novas profissões e uma vida onlife – O profissional de social media é só um entre as dezenas de profissões que as redes sociais possibilitaram enxergar e expandir com a internet. Além do planejamento e gerenciamento de conteúdos dentro das redes sociais, habilidades com tráfego, copywriting, influencers e diversas outras atividades possibilitaram mostrar que a internet também pode ser um local rentável não somente pra quem tem uma empresa, site ou blog.

Além disso, é cada vez mais nítido que a internet e as redes sociais estão integradas nas nossas vidas de maneira simbiótica. Muito mais que estar online, estamos sempre ligados e compartilhando o nosso cotidiano; não precisamos mais separar um horário do dia para “assistir à internet”.

Compartilhar um twit enquanto assistimos a um reality show na TV, postar um story de um prato que estamos comendo no restaurante, fazer uma dancinha cômica com a vovó no Tik-tok enquanto desfrutamos um passeio num domingo. Esses são só alguns dos exemplos de como o mundo digital e o online estão cada dia mais em convergência. 

A era do consumidor – Para finalizar, não poderíamos deixar de lembrar que as redes sociais quebraram o paradigma de que o consumidor não tem voz. Basta rolar alguns comentários em algum post do perfil da Netflix para perceber como principalmente as grandes empresas têm se preocupado em estar mais próximas do seu público. 

A forma de lidar com o consumidor mudou drasticamente. Até para os donos de médios e pequenos negócios ficou mais fácil se aproximar e criar uma conexão com o público pelas redes sociais. 

Além disso, dentro delas você consegue criar ainda mais visibilidade quando usadas de maneira inteligente e estratégica, afinal de contas todo mundo gosta de compartilhar uma boa experiência com os amigos seguidores, e o seu negócio pode ser essa boa experiência. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP