Um ano de pandemia. O que ela nos ensinou a respeito da transformação digital

A pandemia da covid-19 conseguiu mexer com os costumes do mundo inteiro.

A vida das pessoas mudou radicalmente nos aspectos pessoal e profissional, algo que a geração atual jamais havia visto anteriormente.

Com as pessoas à espera da vacinação e se preparando para o novo normal, resta para as empresas conseguir reorganizar as diretrizes produtivas, e isso envolve a transformação digital.

Mas, afinal, o que um ano de pandemia foi capaz de nos ensinar sobre a transformação digital?

Os negócios e a transformação digital

A pandemia da covid-19 modificou bastante em termos de mercado e negócios, com aqueles que já eram digitais se destacando.

Por outro lado, as empresas que não possuem nenhuma relação com o mundo digital acabaram por sofrer muito com os impactos gerados pela pandemia, com muitas até em falência declarada.

Quando o tema é no contexto corporativo, torna-se essencial realizar mudanças, cuidados e até mesmo novas práticas, seja em termos de empresas com o foco digital ou nos setores de administração de empresas em geral.

O home office passou a ganhar espaço em meio a essa realidade que vivemos no mundo. Com isso, as empresas passaram a buscar e testar novas ferramentas para esse formato online de trabalho.

Isso significa dar uma verdadeira guinada rumo ao futuro, onde cada vez mais a transformação digital será essencial para a sobrevivência das empresas.

Essa transformação exige uma mudança não apenas em um setor da empresa, mas nela como um todo, realmente uma mudança de mindset, principalmente dos lideres de cada um dos pilares da organização.


Aquelas que se adaptarem melhor terão resultados melhores e permanecerão no mercado.

Transformação digital em tempos de covid-19

Nas situações em que as empresas estão no meio de um desequilíbrio corporativo, nada mais do comum do que elas começarem a voltar os investimentos para a inovação e a transformação digital.

Isso é feito com o intuito de conseguir manter um modelo de trabalho tradicional, já que a estrutura delas é mais sólida, até que seja possível passar a tempestade.

Mas fazer isso pode ser um erro, ou seja, investir na transformação digital apenas em momentos de dificuldade.

 As empresas que combinam os investimentos e apostam sempre em uma inovação tecnológica nas ações de médio ou longo prazo, para darem continuidade aos negócios, conseguirão estar à frente em termos de competitividade.

É importante que elas percebam como os negócios estão necessariamente migrando para o campo da tecnologia e que não podem ficar para trás.

As empresas estão apostando nas soluções mais inovadoras para que mantenham a produtividade, como é o caso do home office, que transforma a rotina do dia a dia nos escritórios.

Algumas empresas passaram a usar a opção de help desks por meio de aplicativos de conversas e de videoconferências, e que funcionam durante todos os dias da semana, 24 horas por dia.

O objetivo é conseguir alinhar a rotina de produtividade dos funcionários e evitar a perda nos resultados.

Outra tendência nos tempos de coronavírus é criar ambientes virtuais que simulem o local físico, em que as pessoas possam se reunir para conversar, como faziam nos escritórios.

Mesmo após a pandemia, o trabalho no home office deve crescer em 1/3, o que mostra como não há retorno para a transformação digital.

O home office, aliás, é para muitas empresas um verdadeiro avanço, já que algumas conseguiram gerar maior produtividade e reduzir muitos custos, como de manutenção e de internet, por exemplo.

Algumas ações que podem ser desenvolvidas pelas empresas em termos de  covid-19, relacionadas com a transformação digital, são:

·      Automatizar os processos;

·      Investir em cloud computing;

·      Analisar os dados;

·      Investir no autoatendimento.

É necessário salientar que a transformação digital é um processo contínuo. Portanto, sempre haverá novas ferramentas para a empresa testar e novas dificuldades com o passar do tempo.

 Não ter medo do novo e testar é o maior segredo para se destacar nessa nova realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP