Você tem dificuldade para falar em público? Cola aqui nessas dicas que vão te ajudar bastante

Seu coração passa a bater de forma mais acelerada, suas mãos suam e a mente fica acelerada, não conseguindo processar de forma efetiva as informações. Todos esses sintomas estão associados ao medo de falar em público.

Contudo, como fazer para evitar esse sentimento de ansiedade e insegurança que pode prejudicar bastante a sua vida social, profissional e/ou acadêmica? É sobre isso que falaremos nesse artigo. Acompanhe:

 

Dicas para vencer o medo de falar em público

 

1 — Comece a praticar devagar

 

Se o ato de falar em público soar como algo assustador pra você, comece praticando esse hábito de forma gradual.

 

Inicie desenvolvendo a sua oratória com pequenos grupos de amigos ou familiares, ou seja, pessoas que te tragam sensação de segurança. Com a prática, você vai dominando o sentimento de insegurança envolvido e se sentirá mais seguro para falar com qualquer tipo de audiência, não importando o número de pessoas que estão te ouvindo.

 

2 — Prepare-se com antecedência

 

Nada alivia mais o sentimento de medo de falar em público do que quando você tem absoluto domínio sobre o que está falando. Isso ajudará a aliviar o medo de se perder durante a apresentação ou não saber responder a algum questionamento. Por isso, você deve ensaiar várias vezes, cronometrar sua apresentação e ter anotado os principais tópicos. Faça pequenos resumos para te guiar.

 

3 — Não pratique a memorização de palavras

 

Quando vamos falar em público esse ato não deve ser praticado por meio da memorização exata do que você irá falar. É preciso que você entenda o assunto como um todo. Uma dica é a de memorizar palavras-chave e subtópicos que serão abordados.

 

4 — Tente evitar o estresse

 

O momento mais aterrorizante para aqueles que tem medo de falar em público é justamente o minuto antes de começar uma apresentação. Nesse instante você deve tentar relaxar a mente e ter confiança no que vai ser dito.

 

Para isso, procure por pensamentos positivos a respeito dos resultados da sua apresentação e realize exercícios respiratórios, como o Sama Vritti e o Nadi Shodhana, que comprovadamente ajudam a aumentar o foco e a relaxar a mente.

 

5 — Estabeleça alguma relação com seu público

 

A gente acaba se sentindo mais seguro quando conhecemos previamente as pessoas que irão compor a nossa audiência. Uma dica, nos casos em que o público seja desconhecido, é a de se apresentar previamente às pessoas que estão na primeira fila. Assim, você quebra o gelo inicial e pode usar essas pessoas para manter contato visual enquanto relaxa e se conecta com seu público.

 

Conhece outras dicas que podem ajudar a vencer o medo de falar em público? Conte pra gente nos comentários e vamos ajudar outros leitores que sofrem desse problema. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP