O que é vetor e qual a sua importância para o design?

Para os iniciantes no Design Gráfico ou àquelas pessoas que desejam ter qualquer peça gráfica/digital, o vetor é uma questão real, que por não ser algo comum ao cotidiano de muitos, às vezes, é um conceito que provoca dúvidas. Isso é natural.

 

E além do vetor, temos outros tipos de imagens digitais, uma delas é o que denominamos bitmap. Também muito importante para a construção de imagens digitais. Portanto, nesse artigo explicaremos melhor o que é vetor, mas para entendermos melhor o que ele é e qual a sua importância, precisamos saber o que o difere de imagens bitmaps.

 

Quais as diferenças?

 

Imagens bitmap são compostas por pixels mapeados, ou seja, dentro dessa imagem você encontrará uma quantidade definida de quadradinhos que determina as informações de cor, luminosidade e nitidez dela. Já as imagens vetoriais são definidas por cálculos matemáticos automáticos, feitos pelo computador.

 

Para entendermos melhor vamos supor que você possui a imagem de um círculo colorido de 20 cm de diâmetro. Caso essa imagem tenha sido criada em bitmap, e você deseje aumentá-la para 40 cm, por exemplo, o computador irá criar novos pixels para que ela atinja o tamanho pretendido. E é aí que está o problema, nesse aumento, o computador irá criar informações indesejadas e a imagem poderá se tornar borrada, quadriculada ou sem resolução.

 

Já no caso dessa imagem estar em vetor, por eles serem compostos por cálculos matemáticos, você poderá aumentá-la infinitas vezes sem que seja perdida a resolução e as características de definição da imagem.

 

Importância

 

Diante do exposto, o vetor se torna uma imagem mais versátil, porém, não significa que você deva usá-lo para tudo. A decisão de optar por ele vai depender dos fins que você deseja com o seu trabalho. Os vetores são utilizados principalmente na criação de marcas (logos), ilustrações e impressos. Imagens vetoriais são importantes para poupar retrabalhos e para garantir a legibilidades de peças em diferentes tamanhos e formatos.

 

Considerando as diversas aplicabilidades de tamanhos e formas que são possíveis de serem definidas automaticamente com o uso do vetor, não é necessário produzir uma nova imagem em algum outro tamanho, seja maior ou menor à criada inicialmente.

 

Os programas mais utilizados por designes, para trabalhar imagens vetoriais, são o Illustrator da Adobe e o CorelDraw da Corel Corporation, e ao trabalhar com imagens produzidas nesses programas, os arquivos terão a extensão .cdr (corel) e .ai (illustrator). Portanto, para o cliente, possuir seu logo ou demais peças gráficas em uma dessas extensões, facilita o trabalho do designer, caso queira solicitar alguma alteração da imagem em questão.

 

Já conhecia as imagens vetoriais? Conta pra gente as suas experiências e dúvidas sobre o assunto nos comentários. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP

O que é marketing Omnichannel?

O marketing Omnichannel é uma estratégia de marketing que vem popularizando-se e cada vez mais sendo utilizada por conta dos seus excelentes resultados. Trata-se de