O que são buyer persona e público-alvo? Qual é a importância deles para sua empresa?

Ter um público-alvo definido e simular a persona – aquele que consome seu produto, ajuda a criar estratégias de marketing mais bem definidas e assertivas. Por isso, entender e aplicar bem esses dois conceitos é muito importante para o sucesso do seu negócio.

 

Abaixo explicaremos o que é cada um deles, mostrando os principais benefícios de tê-los bem definidos. Acompanhe:

 

Público-alvo

 

Quando pensamos no público-alvo de um determinado segmento, consideramos esse público de forma mais abrangente. Assim, podemos definir para qual nicho seu produto será direcionado. Aqui, a definição considera características como:

 

— Idade;

 

— Profissão;

 

— Formação

 

— Região demográfica;

 

— Faixa salarial;

 

— Gênero.

 

Como exemplo, podemos simular um segmento que vende roupas íntimas femininas. O público-alvo dessa empresa será basicamente mulheres com idade entre 18 e 50 anos, que abrangem a área de atuação da empresa e que possuam renda X, assim elas poderão arcar com os valores das peças, por exemplo.

 

Buyer persona

 

Já a definição da persona é uma forma de simular qual seria o seu cliente ideal, considerando características particulares e mais específicas. Aqui, será feita uma simulação com todas as particularidades ideais que tornariam essa pessoa um cliente com alto potencial de fechar negócio com sua empresa, considerando características como:

 

— Nome (fictício);

 

— Simulação da rotina dessa pessoa;

 

— Estilo de vida;

 

— Redes sociais mais frequentadas;

 

— Profissão;

 

— Valores;

 

— Coisas que gosta de fazer nos tempos livres.

 

Utilizando o mesmo exemplo dado para exemplificar o público alvo, um segmento que vende roupas íntimas para mulheres, na definição da buyer persona, poderia simular a seguinte pessoa ideal:

 

Roberta tem 30 anos de idade e emprego fixo que lhe garante renda de R$ 5 mil por mês, é muito vaidosa e gosta de sair com os amigos aos finais de semana, solteira, está em busca de um parceiro fixo que a complete. Por ser vaidosa, ela separa parte do seu salário para gastos com vestuários e cosméticos e está por dentro de assuntos ligados à moda e tendências citadas por blogs na internet, contudo, tem receios em comprar roupas online por não ter certeza se ficariam bem nela.

 

Benefícios

 

Como pudemos perceber o público-alvo é mais subjetivo e a persona considera características mais pessoais, porém, como isso pode ajudar nas vendas da sua empresa?

 

A definição do público-alvo é importante, principalmente, quando você está planejando começar um negócio. Assim, você pode definir o preço dos seus produtos, em quais canais eles serão mais aceitos, qual o nicho que ele irá atingir, dentre outros.

 

Já a buyer persona vai simular um cliente ideal e dessa maneira você terá mais informações para criar estratégias de marketing mais efetivas, considerando a melhor linguagem a ser utilizada, em quais canais de comunicação investir, quais assuntos abordar, quais os formatos de conteúdos mais acessados por ela, quando oferecer um produto, etc.

 

Conseguiu entender a diferença e importância desses dois conceitos? Caso tenha dúvidas ou dicas para ajudar nossos leitores, deixe nos comentários, será ótimo contar com a sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

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