Uma boa comunicação é um dos fatores primordiais para evitar diversos problemas relacionados à gestão de pessoas em uma empresa. Afinal, comunicando-se bem, você deixa claro as metas pretendidas com o trabalho do colaborador e evita gaps que podem gerar muitos transtornos e perdas financeiras na empresa.
Nesse guia vamos te dar 5 dicas para melhorar a comunicação na sua empresa. Acompanhe:
1 — Crie um ambiente propício à comunicação
O gestor é responsável por criar um ambiente amigável e aberto à comunicação dentro da empresa. Por isso, deve sempre ser estimulado que os colaboradores exponham suas ideias e sentimentos em um ambiente em que ele será ouvido sem julgamentos.
Para isso, sempre converse com seus colaboradores de forma aberta e sem limitações hierárquicas. Fale sobre os objetivos da empresa, das dificuldades enfrentadas, dos seus sentimentos, ou seja, deixe a pessoa à vontade para conversar com você sobre qualquer assunto. Assim, você mostra para o colaborador que suas portas estarão sempre abertas quando ele precisar conversar ou expor algum ponto de vista.
2 — Realize reuniões participativas
Uma ótima maneira de estimular a comunicação interna é por meio de reuniões gerais onde todos da empresa tenham oportunidade de participar e expor seus pontos de vista sobre os assuntos abordados.
Dessa forma, você estimula a integração de toda a equipe e ajuda seus colaboradores a desenvolverem um sentimento de pertencimento com o seu negócio.
Pra que essas reuniões tenham efetividade é preciso pautá-las com temas que sejam de interesse geral e estimular por meio de questionamentos e perguntas diretas a fala de todos, sem restrição.
3 — Torne as informações acessíveis a todos
Para evitar conversas atravessadas e também alteração dos comunicados é preciso que as informações da gerência cheguem a todos os funcionários da empresa. Por isso, é preciso evitar passar as informações utilizando o processo hierárquico, mas sim passá-la de forma democrática e com fácil acesso a todos. Um mural de recados ou então distribuição de e-mail em massa são maneiras efetivas de passar informações.
4 — Ofereça uma forma de comunicação anônima
Por vezes, um funcionário deixa de fazer uma reclamação ou passar determinada informação ao seu gerente por medo de represálias ou até mesmo por vergonha. Por isso, é importante disponibilizar uma plataforma para que os funcionários possam se expressar de maneira anônima.
Assim, evita-se que informações importantes passem despercebidas e até mesmo que um funcionário renda menos, por insatisfação com algo que pode ser facilmente resolvido. Uma ótima forma de disponibilizar essa plataforma é utilizando os formulários do Google, por exemplo.
5 — Estimule o feedback após os reuniões
Uma ótima maneira de estimular a conversa e ainda ajudar a tornar as reuniões mais produtivas é por meio de perguntas após os encontros. Após realizar a reunião peça que cada participante aponte um ponto positivo da reunião e outro que ele ache que possa ser melhorado. Dessa forma, o gestor pode coletar informações importantes sobre os assuntos abordados e a maneira que o colaborador os recebeu.
Conhece outras maneiras de melhorar a comunicação interna de empresas? Compartilhe nos comentários e vamos ajudar outros leitores. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.