A internet, por meio de ferramentas digitais, proporciona aos consumidores, acesso a um grande volume de informação. E nesse contexto também estão incluídas informações detalhadas sobre produtos e serviços. Ou seja, existe uma infinidade de pessoas ofertando seus produtos, tanto digitalmente quanto fisicamente.
Dentro desse contexto de extrema concorrência, o que diferenciaria o seu negócio para ser a escolha do consumidor? É sobre isso que falaremos nesse artigo, abaixo você confere algumas dicas para ofertar valor e motivos, e não apenas produtos aos seus clientes. Acompanhe:
Entenda seu público
Antes de oferecer qualquer coisa, você deve entender quem é o seu comprador, quais os aspectos que atravancam a vida dele, quais suas necessidades e anseios. Assim, você consegue adequar a sua estratégia de venda tomando como base essas características.
Crie uma persona ou quantas personas o seu negócio exigir. Assim, sua comunicação é mais assertiva e as chances de vender mais e melhor, aumentam. Quando você conhece o seu público e conversa diretamente com ele, é possível alimentar uma relação de troca muito interessante e isso também é valor.
Identifique o problema e ofereça a solução
Leve seu cliente a entender que ele possui uma dor. Mostre que sua dor ou adversidade existe e o que você tem a oferecer pode melhorar ou até mesmo solucionar essa dificuldade. Entretanto, você não deve focar na dor, e sim em que aspecto a solução oferecida irá agregar valor a esse produto.
Como isso funciona?
Vamos supor que você venda um curso de inglês. A dor do seu cliente não é, necessariamente, não saber falar inglês, mas sim não conseguir boas oportunidades de trabalho, por não saber essa língua, ou seja, você está vendendo empregabilidade.
Preocupe-se genuinamente com os resultados do seu cliente
Você já deve ter ouvido falar que quando o seu cliente vai bem e tem resultados positivos, o sucesso da sua empresa estará garantido. Pois bem, essa máxima é verdadeira.
Se você não se preocupar com os resultados do seu cliente ou sua satisfação total, você não saberá quão efetivo é o seu papel no mercado. Quando isso acontece, normalmente, o cliente não está atingindo o objetivo que tinha quando comprou seu produto ou contratou seu serviço e em breve pode deixar de ser seu cliente.
Como isso funciona?
Criar um setor de Entrega e Qualidade (Customer Success – CS) pode ser uma solução, assim você pode acompanhar e fazer parte do sucesso do seu cliente, atuando de forma ativa no pós-venda. Ao escutar o seu cliente e oferecer soluções personalizadas às suas demandas é um valor que poucas empresas entregam.
Por isso, lembre-se: só é possível ter sucesso quando seus clientes estão genuinamente satisfeitos. Afinal, um cliente satisfeito traz um retorno muito positivo à empresa, mas um insatisfeito pode prejudicar muito a imagem e o caixa da sua empresa.
Entendeu? Você não deve vender só o produto, mas os motivos pelos quais seu produto é importante e irá agregar valor na vida do consumidor e depois, manter um relacionamento com o seu cliente em prol do crescimento de ambos.
Aqui, demos uma explicação breve de como valor é muito mais importante para o cliente do que, necessariamente, o preço. Você pode ter um produto super barato, mas que não vende de jeito nenhum. Porque ele não oferece valor ao comprador ou não resolve totalmente sua dor, seja por falha na propaganda ou na entrega e cabe a você saber onde está essa falha, a fim de sanar seu problema e entregar o prometido.
Como é o seu produto ou o serviço que você presta? Ele é igual ao do seu concorrente? O que te diferencia da maioria? O quê você está disposto(a) a fazer para melhorar suas vendas e aumentar o tamanho do seu negócio?
Tem a resposta para as perguntas acima, observações ou dúvidas sobre esse assunto? Deixe no campo de comentários e vamos interagir para ajudar outros leitores. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.