Descubra como vender mais usando estratégias de humanização

Quando se pensa em marketing, vendas e na relação ‘oferta x demanda’, é comum que esse conjunto nos remeta à ideia de uma relação fria, puramente comercial, sem qualquer interesse na satisfação do consumidor. E durante muito tempo isso foi uma verdade, mas não precisa continuar sendo. Por isso o conceito People Marketing surgiu e é sobre as estratégias desse novo conceito que vamos tratar nesse post. Ficou curioso(a)? Confira:

 

Você sabe o que é Marketing Humanizado?

 

Para explicar melhor esse novo conceito, vamos voltar um pouco no tempo e relembrar o início do marketing. Primeiro pensou-se no conceito dos 4Ps para falar de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Por um bom tempo essa estratégia deu certo e colocou muitas marcas em ótimas posições no mercado, mas com o surgimento da internet, o consumidor mudou sua interação com o mercado e a partir daí o marketing digital começou a ganhar espaço, então passamos a pensar o mercado a partir do conceito dos 8Ps: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.

Agora com o marketing digital consolidado e cada vez ganhando mais espaço, percebeu-se que personalização era o P mais difícil de ser trabalhado e ficava aquela pergunta: como vamos personalizar em larga escala sem excluir a automação?

Ser capaz de “adivinhar” qual é o melhor momento para abordar o seu potencial cliente e qual canal utilizar para que vocês tenham essa conversa, além de saber seus gostos, interesses e fazer com que ele se sinta único e especial porque você o conhece de verdade, é personalizar. Isso significa que você pesquisou, planejou e produziu soluções para os possíveis problemas do seu cliente. Ou seja, significa ter estratégias, ações e produtos feitos especialmente para ele.

 

Como vender mais usando People Marketing?

 

Basicamente, essa metodologia se apoia na comunicação humanizada, automação e inteligência artificial para aumentar o número de leads, mapear seu comportamento e criar campanhas com histórias personalizadas para ajudar essas pessoas a avançarem em suas jornadas de compra. Mas como isso é possível?

Segmentação é o primeiro pilar da personalização, pois, apenas com ela é possível mapear os interesses e gostos do seu público e com auxílio de inteligência artificial é possível assimilar esse dado ao seu comportamento na internet, usando ferramentas de dados como Google Analytics, por exemplo.

Utilizar o funil de vendas da forma correta, respeitando todos os estágios e criando uma automação com os gatilhos certos, para o público correto, também é uma excelente forma de humanizar a comunicação – uma estratégia e tanto de vendas. Dessa forma, o cliente não se sentirá invadido com conteúdos e/ou e-mails que, de certa forma, não são para ele e a mensagem chegará com o mínimo de ruídos possível, aumentando as chances de sucesso dessa estratégia.

 

Dicas de como humanizar o atendimento

Trate o cliente pelo nome;
Pergunte se está tudo bem;
Nunca menospreze o problema do seu cliente;
Se mostre disponível;
Peça desculpas em nome da empresa;
Despeça-se sempre ao final de cada interação;
Mande apenas e-mails sobre assuntos relevantes para seu cliente;
Ofereça suporte com pessoas reais para resolver problemas mais complexos;
Preocupe-se com o sucesso do seu cliente, seu bem-estar e com a satisfação pós-venda;
Ofereça soluções reais para os problemas que seu cliente possa ter;
Não prometa algo que não poderá entregar;
E sempre… sempre tenha paciência.

 

Gerindo os dados de maneira inteligente

Agora você sabe que segmentar é fundamental, que respeitar o funil de vendas e a jornada do cliente são essenciais, está na hora de entender melhor como gerir esses dados de maneira inteligente.

Para que você ou sua equipe de marketing consiga gerir esses dados da melhor maneira, o ideal é utilizar uma ferramenta de automação, porque o volume de dados captados torna essa tarefa praticamente impossível. Dessa forma, aliando automação a inteligência artificial, cabe a você ou sua equipe apenas a leitura e interpretação desses dados, tendo assim, os melhores insights acerca das estratégias traçadas para aumentar o volume de vendas.

Não tem erro. Desse jeito todos ganham: seu cliente sai satisfeito com o atendimento, se sentindo especial, o que garante o retorno do mesmo. Você sai satisfeito porque aumentou suas vendas. Perfeito! Pronto(a) para humanizar o seu negócio?

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