Uma empresa que deseja alcançar o sucesso deve se preocupar, além de muitas outras coisas, com a criação de sua identidade visual.
A identidade visual significa o conjunto de todos os elementos visuais e gráficos que ajudam a refletir uma ideia, nome, serviço ou produto, uma empresa ou marca.
Esses elementos podem ser as cores, o slogan, o logotipo, além de outros mais que ajudam na identificação de uma marca, bem como na criação da sua personalidade.
Quando se fala sobre os elementos que criam uma identidade visual, incluem-se também os chamados aspectos não-tangíveis, caso dos valores, da missão e dos princípios de uma empresa.
São todos esses elementos, reunidos, que ajudam uma marca a se tornar conhecida e garantem que os usuários irão reconhecê-la ao fazer uma compra ou na hora de tomar uma decisão.
Sem uma identidade visual que seja bem projetada e arquitetada, e que seja algo marcante para o público, dificilmente a empresa conseguirá alcançar o reconhecimento e a valorização da sua marca.
Com uma boa identidade visual, os clientes vão reconhecer “de cara” uma empresa apenas ao visualizar o slogan, o logotipo ou mesmo as cores dela em uma loja ou em um site.
É importante ressaltar sempre que identidade visual, ao contrário do que algumas pessoas imaginam, não é a mesma coisa que branding, fazendo com que seja fundamental diferenciar as duas.
Ainda que os dois estejam diretamente relacionados, tratam-se de conceitos distintos, e as pessoas devem entender a diferença entre eles.
Enquanto a identidade visual é um conjunto de elementos gráficos e que ajudam na caracterização da personalidade, o branding refere-se ao posicionamento estratégico e ao gerenciamento de uma marca.
Portanto, ao falarmos em branding, estamos nos referindo àquelas ações que são importantes para encantar e fidelizar um cliente à marca.