Entenda a diferença entre identidade visual e branding

Uma empresa que deseja alcançar o sucesso deve se preocupar, além de muitas outras coisas, com a criação de sua identidade visual.

A identidade visual significa o conjunto de todos os elementos visuais e gráficos que ajudam a refletir uma ideia, nome, serviço ou produto, uma empresa ou marca.

Esses elementos podem ser as cores, o slogan, o logotipo, além de outros mais que ajudam na identificação de uma marca, bem como na criação da sua personalidade.

Quando se fala sobre os elementos que criam uma identidade visual, incluem-se também os chamados aspectos não-tangíveis, caso dos valores, da missão e dos princípios de uma empresa.

São todos esses elementos, reunidos, que ajudam uma marca a se tornar conhecida e garantem que os usuários irão reconhecê-la ao fazer uma compra ou na hora de tomar uma decisão.

Sem uma identidade visual que seja bem projetada e arquitetada, e que seja algo marcante para o público, dificilmente a empresa conseguirá alcançar o reconhecimento e a valorização da sua marca.

Com uma boa identidade visual, os clientes vão reconhecer “de cara” uma empresa apenas ao visualizar o slogan, o logotipo ou mesmo as cores dela em uma loja ou em um site.

É importante ressaltar sempre que identidade visual, ao contrário do que algumas pessoas imaginam, não é a mesma coisa que branding, fazendo com que seja fundamental diferenciar as duas.

Ainda que os dois estejam diretamente relacionados, tratam-se de conceitos distintos, e as pessoas devem entender a diferença entre eles.

Enquanto a identidade visual é um conjunto de elementos gráficos e que ajudam na caracterização da personalidade, o branding refere-se ao posicionamento estratégico e ao gerenciamento de uma marca.

Portanto, ao falarmos em branding, estamos nos referindo àquelas ações que são importantes para encantar e fidelizar um cliente à marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP