Um slogan é uma frase de efeito que tem como objetivo resumir um produto ou uma marca.
São aquelas palavras que entram em nossa mente e fazem com que nós nunca nos esqueçamos daquela empresa, ou de um produto, ou de um personagem.
O slogan pode conter palavras que rimam, que ajudam a emocionar, que ajudam a rir ou até mesmo nos fazem cantar. Mas o mais importante é que represente, de uma forma poderosa, o conceito de uma empresa.
O conceito de slogan já é explorado há algum tempo, e isso vem aumentando nos últimos tempos, já que as empresas precisam se destacar.
A palavra slogan, em tradução literal, significa grito de guerra, e foi muito usada pelos escoceses antigos nas batalhas, com o objetivo de reunir os combatentes.
Esse grito de guerra continua, mas agora na luta por chamar a atenção dos clientes, para conseguir destaque no “campo de batalha” do mercado.
Os slogans são muito usados também em campanhas eleitorais, para que um eleitor consiga captar a mensagem de um candidato, além de se lembrar do seu nome e do seu número.
Para que serve um slogan?
Para compreender quão poderoso é um slogan, nada mais importante do que saber para que ele serve.
São três os motivos pelos quais as empresas, em geral, criam determinado slogan:
· Para comunicar aos consumidores os seus produtos e serviços;
· Para motivar as pessoas a empreender uma ação;
· Para traduzir uma emoção que esperam que os clientes associem a elas.
O ponto central sobre o objetivo do slogan é que ele deve fixar determinada marca na mente do cliente, pois não adianta vender um ótimo produto se ninguém se lembra da sua marca.
E para isso é essencial que a empresa faça uso da criatividade, além também de que a mensagem a ser transmitida esteja em sintonia total com os objetivos dela, ou seja, com o que é a “cara” da sua marca.
Tudo isso ajudará bastante a cumprir o objetivo, que é a atração do público certo, o que é aquele que se identifica com o que a sua empresa tem a oferecer.
Funções do slogan: o porquê de ele ser poderoso
Além do que foi mostrado anteriormente, existem outras funções que podem ser cumpridas pelo slogan, e conhecê-las é essencial para garantir que esse “grito de guerra” criado pela sua empresa trará os resultados esperados.
Veja a seguir uma lista com essas funções principais do slogan:
· Agrega um grande valor ao seu produto: o uso do slogan ajuda a mostrar que o seu produto é diferenciado, que ele tem valor e personalidade, o que o destaca no mercado frente aos produtos dos concorrentes;
· Ele ajuda a explicar rapidamente o que a sua empresa faz: nem sempre apenas o nome da empresa é suficiente para que o cliente possa entender o que ela faz e em qual ramo atua. Assim, usar um slogan é uma excelente forma de conseguir traduzir isso para o consumidor;
· Ajuda na criação de vínculos com o consumidor: por último, umas das mais importantes funções do slogan é criar um vínculo com o consumidor. Isso acontece porque uma frase de slogan, quando “pega” na mente do cliente, dificilmente será esquecida por ele. Então, o mesmo vai acabar se lembrando dela, mesmo que não seja tão assíduo assim na sua empresa.
Isso tudo deixa bastante claro que criar um bom slogan pode fazer toda a diferença para sua empresa. Mas, para que ele tenha melhor efeito, o ideal é procurar uma equipe de profissionais para criá-lo, de acordo com seu objetivo.