O que é copywriting e o que ele pode fazer para você vender mais

Copywriting, ou apenas copy para os mais íntimos, no contexto do marketing digital, significa uma forma mais convincente e persuasiva de escrever com a intenção de levar o leitor a executar uma ação, que pode ser de conversão ou vendas, por exemplo.

 

É preciso entender que a pessoa que acessa seu conteúdo possui diversas opções de produtos e serviços concorrentes ao seu. Não adianta fazer um texto focado apenas na venda, como uma propaganda apelativa, para poder fechar o negócio, é preciso ir além no processo de convencimento.

 

E é sobre isso que falaremos nesse artigo. O que é copywriting e como ele te ajuda a vender mais? Acompanhe:

 

Copywriting é uma forma estratégica de produzir conteúdo com o objetivo final de fechar vendas. Dentro do marketing digital existe um conceito chamado funil de vendas, ele se caracteriza por três estágios principais, onde a sua persona percorre até chegar ao momento da compra.

 

Portanto, durante toda a jornada do cliente, que passa pelos três estágios do funil, o conteúdo oferecido deve estimular o leitor a tomar alguma atitude, como fazer o download de um e-book, assinar uma newsletter ou até mesmo estimulá-lo a acessar outros conteúdos do blog. Tudo de acordo com a estratégia que foi definida previamente.

 

Ou seja, você não chega já de cara vendendo, o primeiro passo é ganhar a confiança da sua persona, mostrando que o quê você tem a oferecer é relevante e que a sua empresa possui autoridade sobre o assunto, mostrando que você é realmente a melhor solução para ela.

 

A partir dessa confiança adquirida, e que deve ser merecida, você aumenta suas chances de produzir um conteúdo que converta em vendas efetivas. Para que uma copy seja realmente efetiva é preciso que o público-alvo seja definido com muita exatidão, sendo fiel à pesquisa realizada previamente. Assim, é possível que o conteúdo produzido utilize uma abordagem que se aproxime da realidade dele. O texto fica mais realista e útil para aquela determinada pessoa.

 

As técnicas de copywriting são diversas e dentre elas, quando ao assunto é criar um texto que converta realmente, o redator poderá:

 

— Utilizar Gatilhos mentais;

— Criar títulos atraentes;

— Evitar repetição de palavras;

— Utilizar linguagem acessível ao seu público;

— Utilizar exemplos e metáforas para explicar melhor algo que pode parecer complexo;

— Utilizar voz ativa;

— Utilizar CTA (Call to Action);

— Produzir textos com escaneabilidade, dentre outros.

 

É preciso entender que os consumidores estão cada vez mais informados, e para vender, você precisa ir além do que todo mundo faz, ainda mais quando o assunto são vendas no ambiente digital, que só tende a crescer e a aumentar a concorrência.

 

Já conhecia copywriting e o poder que ela tem para alavancar suas vendas?

 

Caso tenha dúvidas ou sugestões sobre o assunto deixe nos comentários. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

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