Copywriting, ou apenas copy para os mais íntimos, no contexto do marketing digital, significa uma forma mais convincente e persuasiva de escrever com a intenção de levar o leitor a executar uma ação, que pode ser de conversão ou vendas, por exemplo.
É preciso entender que a pessoa que acessa seu conteúdo possui diversas opções de produtos e serviços concorrentes ao seu. Não adianta fazer um texto focado apenas na venda, como uma propaganda apelativa, para poder fechar o negócio, é preciso ir além no processo de convencimento.
E é sobre isso que falaremos nesse artigo. O que é copywriting e como ele te ajuda a vender mais? Acompanhe:
Copywriting é uma forma estratégica de produzir conteúdo com o objetivo final de fechar vendas. Dentro do marketing digital existe um conceito chamado funil de vendas, ele se caracteriza por três estágios principais, onde a sua persona percorre até chegar ao momento da compra.
Portanto, durante toda a jornada do cliente, que passa pelos três estágios do funil, o conteúdo oferecido deve estimular o leitor a tomar alguma atitude, como fazer o download de um e-book, assinar uma newsletter ou até mesmo estimulá-lo a acessar outros conteúdos do blog. Tudo de acordo com a estratégia que foi definida previamente.
Ou seja, você não chega já de cara vendendo, o primeiro passo é ganhar a confiança da sua persona, mostrando que o quê você tem a oferecer é relevante e que a sua empresa possui autoridade sobre o assunto, mostrando que você é realmente a melhor solução para ela.
A partir dessa confiança adquirida, e que deve ser merecida, você aumenta suas chances de produzir um conteúdo que converta em vendas efetivas. Para que uma copy seja realmente efetiva é preciso que o público-alvo seja definido com muita exatidão, sendo fiel à pesquisa realizada previamente. Assim, é possível que o conteúdo produzido utilize uma abordagem que se aproxime da realidade dele. O texto fica mais realista e útil para aquela determinada pessoa.
As técnicas de copywriting são diversas e dentre elas, quando ao assunto é criar um texto que converta realmente, o redator poderá:
— Utilizar Gatilhos mentais;
— Criar títulos atraentes;
— Evitar repetição de palavras;
— Utilizar linguagem acessível ao seu público;
— Utilizar exemplos e metáforas para explicar melhor algo que pode parecer complexo;
— Utilizar voz ativa;
— Utilizar CTA (Call to Action);
— Produzir textos com escaneabilidade, dentre outros.
É preciso entender que os consumidores estão cada vez mais informados, e para vender, você precisa ir além do que todo mundo faz, ainda mais quando o assunto são vendas no ambiente digital, que só tende a crescer e a aumentar a concorrência.
Já conhecia copywriting e o poder que ela tem para alavancar suas vendas?
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