WhatsApp Business: como usá-lo em suas estratégias de venda e fidelização

O WhatsApp Business é uma ferramenta voltada para pequenas empresas, com o objetivo de aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

Neste artigo vamos mostrar mais algumas estratégias e vantagens proporcionadas por essa ferramenta.

Como usar o WhatsApp Business?

Para usar o WhatsApp Business, antes de qualquer coisa, é preciso entender que ele é um aplicativo de troca de mensagens, como é o caso da versão tradicional.

Entretanto, ao contrário do WhatsApp comum, o Business possui diversos recursos gerenciais que permitem um melhor gerenciamento na comunicação entre empresa e cliente.

Entre as diversas funcionalidades para essa versão empresarial do WhatsApp estão:

·      Perfil comercial que permite colocar informações úteis sobre o seu negócio para os clientes;

·      Configuração e envio de respostas automáticas aos contatos;

·      Utilização de etiquetas que ajudam a separar em categorias as conversas;

·      Possibilidade de ver as estatísticas de mensagens que foram enviadas, entregues, recebidas e lidas pelos seus clientes.

Vantagens do uso do WhatsApp Business

Agora que você viu algumas funcionalidades extras do WhatsApp Business, é hora de entender quais são as principais vantagens proporcionadas por esse aplicativo para o seu negócio:

·      Grande alcance: como no Brasil mais de 80% dos smartphones têm o WhatsApp instalado e contas ativas, então, o alcance com essa ferramenta é enorme;

·      Baixo custo: por ser um aplicativo totalmente gratuito, os custos são baixíssimos, o que é interessante, principalmente para quem está começando agora;

·      Maior credibilidade: outra enorme vantagem do WhatsApp Business é o fato que de ele traz uma grande credibilidade para sua empresa, em comparação ao uso da versão comum, proporcionando mais profissionalismo, pela visão do cliente, e gerando maior confiança;

·      Alta taxa de abertura de mensagens: sem dúvida, não há qualquer pessoa que consiga resistir às notificações do WhatsApp, e acaba sempre abrindo as mensagens que recebem, o que aumenta as chances de respostas;

·      Possibilidade de conteúdos dinâmicos: através do WhatsApp, você pode enviar os mais diversos tipos e formatos de conteúdos, como imagens, vídeos, áudios e textos, de acordo com o perfil do seu público.

Estratégias para vender e fidelizar clientes

Use respostas automatizadas

A primeira estratégia que pode te ajudar a conseguir mais vendas é configurar as mensagens automáticas, seja para dar boas-vindas aos novos contatos ou para informar a eles que você não está presente no momento.

Isso ajuda a manter o contato mais tranquilo e saber que logo será respondido, ou gerar nele uma sensação de proximidade e de preocupação por parte da sua empresa.

Uma boa lista de contatos é importante

Quanto melhor for a sua lista de contatos, maiores serão as conversões que serão alcançadas.

Entretanto, algo muito importante é que você, além de ter bons contatos, ainda saiba segmentar bem suas listas com a base de clientes que possui, de acordo com as características, os interesses e as dores em comum.

Responda de forma rápida

Evite deixar seu cliente esperando por uma resposta da sua empresa, pois, caso ele não seja respondido logo, muito provavelmente irá buscar por outra empresa.

A perda do timing certo pode fazer você perder clientes. Por isso mesmo, não deixe de usar o recurso das respostas rápidas.

Você pode usá-las para responder aquelas dúvidas que são mais comuns entre seus clientes, o que acelera bastante o tempo para respondê-los.

Sempre interaja com o seu público

Esse é um aplicativo de troca de mensagens, e por isso mesmo é importante que você interaja com seu público, evitando apenas enviar promoções e campanhas sem realmente conseguir engajar seu potencial cliente ou cliente de fato.

WhatsApp Business API

Além de todas as vantagens da versão gratuita, o WhatsApp business também oferece a possibilidade de automação para empresas de médio e grande porte através da API.

Você já deve ter recebido uma mensagem assim que comprou um produto numa grande loja, informando que recebeu seu pedido ou até mesmo que seu produto está chegando. Tudo isso é feito através de automações.

Possibilidades interessantes para empresas que necessitam automatizar o envio de mensagens:

– Notificações de pagamento e status de entrega de produtos.

– Envio de links e ingressos para eventos.

– Captação de leads e redirecionamento de conversas.

– Confirmação de horários ou agendamentos.

Possibilidade de chatbots

Os bots são robôs que facilitam o autoatendimento via WhatsApp e também são funcionalidades específicas da versão business do aplicativo.

O que acontece é que as respostas são processadas pelo bot através do método de machine learning (no qual computadores têm a possibilidade de analisar e classificar padrões de respostas para fazer conexões entre as necessidades do consumidor e os serviços oferecidos pela empresa). Tal prática facilita muito o autoatendimento em empresas de maior porte.

Esses robôs são criados a partir da API do WhatsApp Business, da qual falamos acima, e podem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada empresa. Geralmente, esses serviços são pagos e podem variar muito de preço, uma vez que são altamente customizáveis.

No Brasil, existem várias empresas que oferecem esses serviços de automação. Basta procurar aquela que tem a proposta que mais casa com a sua necessidade.

Enfim, o WhatsApp é um app que permite interação e por si só já abre o leque para infinitas possibilidades de marketing. Saiba usá-lo com boas estratégias e aproveitar suas funcionalidades para melhorar processos, obter feedbacks e, acima de tudo, fidelizar seus clientes.

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